Procissão pela Ria em honra da Senhora dos Navegantes




No próximo dia 16 de setembro, vai realizar-se a já tradicional procissão pela Ria de Aveiro, em honra de Nossa Senhora dos Navegantes, venerada pelas gentes do mar e da laguna. A organização é do Grupo Etnográfico da Gafanha da Nazaré, com a colaboração da Câmara Municipal de Ílhavo e da Administração do Porto de Aveiro.
A procissão sai da igreja da Cale da Vila, pelas 14 horas, em direção ao porto bacalhoeiro, sendo o embarque no cais n.º 3.
O desfile pela Ria tem início às 14.30 horas, incorporando-se as irmandades com os andores, bem como a Filarmónica Gafanhense, os ranchos e grupos convidados (Rancho Típico da Amorosa, Rancho Folclórico da Linhaceira e Grupo Etnográfico da Gafanha da Nazaré). Participam ainda barcos moliceiros e saleiros, com pessoas devidamente autorizadas, mas ainda barcos de recreio.
A procissão faz uma paragem ao largo de S. Jacinto onde, como é hábito, a população local presta homenagem à Senhora dos Navegantes.
O desembarque no Forte da Barra está previsto para as 16.30 horas e na igreja da Senhora dos Navegantes será celebrada a eucaristia, acompanhada por cânticos dos grupos convidados. No final da missa atuará a Filarmónica Gafanhense, seguindo-se às 18.30 horas o Festival de Folclore.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Ponte da Cale da Vila que ruiu

Famílias Tradicionais da Gafanha

A Borda