Cronologia relacionada com o Porto de Aveiro – 4


Cópia de uma planta relativa ao projecto da abertura da barra


1808, 3 de Abril — Abertura da Barra de Aveiro, às 7 horas da noite, «para evitar que perecesse alguma parte do país que acedia neste dia a ver a referida acção».

1809 — 2.ª Invasão Francesa, com a ocupação da cidade do Porto. Em Maio, tropas Luso-Britânicas sob o comando do general Arthur Wellesley e do comandante-em-chefe, o marechal William Carr Beresford, venceram a chamada batalha do Douro, conquistando a cidade do Porto (29 de Maio).

1809, 13 de Maio — Entrada na Barra de Aveiro de um comboio de embarcações inglesas, formado por 39 navios de transporte com mantimentos e munições e um bergantim de guerra, na direcção Ovar/Porto, em auxílio do exército português, aquando da 2.ª Invasão Francesa.

1810 — 3.ª Invasão Francesa.

[1813-1815] — Luís Gomes de Carvalho, engenheiro e director das obras da barra, redigiu a Memória Descritiva ou notícia circunstanciada do plano e processo dos efectivos trabalhos hidráulicos empregados na abertura da Barra de Aveiro… Primeira Parte.

[1820] — Revolução Liberal.

1823 — O engenheiro Luís Gomes de Carvalho esteve como director das obras até esta data, altura em que foi levado para a cidade do Porto, na tentativa de o defender de violências físicas, pelo estado difícil da Barra de Aveiro.

1828-1834 — Lutas entre miguelistas e liberais com a vitória destes últimos — período de instabilidade governativa.

Nota:
1. Texto e foto de "A Barra e os Portos da Ria de Aveiro - 1808 -1932;
2. A cronologia vai continuar.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Ponte da Cale da Vila que ruiu

A Borda