Tecendo a vida umas coisitas - 296

PITADAS DE SAL - 26




SAL NA BÍBLIA

Caríssima/o:


No último domingo do mês pomos sempre os olhos num livro de onde extraímos algo que nos interpele ou pelo menos nos faça sorrir. Hoje vamos passá-los pela Bíblia e certamente recordaremos passagens conhecidas e encontraremos outras que nos picarão como pitadas de sal nas plantas macias dos nossos pés…

26A mulher de Lot olhou para trás e ficou transformada numa estátua de sal.
Génesis 19,26

13Deitarás sal em todas as oblações; e não permitirás que falte o sal da aliança do teu Deus sobre a tua oblação: a todas as tuas ofertas juntarás sal.
Levítico 2,13

19Todos os tributos santificados, que os filhos de Israel oferecem ao SENHOR, Eu os darei a ti, aos teus filhos e às tuas filhas como lei perpétua, aliança de sal, eterna diante do SENHOR, para ti e para a tua descendência.
Números 18, 19



22Enxofre e sal queimarão toda a terra; não poderá ser semeada nem regada, e nem uma erva crescerá nela, destruída como Sodoma, Gomorra, Adma e Seboim, que o SENHOR destruiu na sua ira e no seu furor.
Deuteronómio 29, 22

45Abimélec lutou todo aquele dia contra a cidade; depois, apoderou-se dela e massacrou toda a população que lá se encontrava; destruiu a cidade e semeou-a com sal.
Juízes 9, 45

13Ao regressar da sua vitória sobre os arameus, David aumentou ainda o seu renome, vencendo dezoito mil edomitas no Vale do Sal.
2 Samuel 8, 13

7Amacias derrotou dez mil edomitas no vale do Sal. Conquistou a cidade de Sela e deu-lhe o nome de Jocteel, nome que conserva ainda hoje.
2 Reis 14,7

12Abisai, filho de Seruia, derrotou dezoito mil idumeus no vale do Sal.
1 Crónica 18, 12

5Porventura não sabeis que o Senhor, Deus de Israel, deu para sempre o reino de Israel a David e seus filhos, em virtude de uma aliança de sal?
2 Crónica 13, 5

 9tudo aquilo que for necessário para os holocaustos do Deus do céu, novilhos, carneiros e cordeiros, trigo, sal, azeite e vinho, ser-lhes-á dado cada dia, sem falta, segundo a ordem dos sacerdotes que estão em Jerusalém,
Esdras 6, 9

4No dia em que nasceste, não te cortaram o cordão umbilical, não foste lavada em água para seres purificada, não te friccionaram com sal nem te envolveram em faixas.
Ezequiel 16, 4

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Vós sois o sal da terra. Ora, se o sal se corromper, com que se há-de salgar? Não serve para mais nada, senão para ser lançado fora e ser pisado pelos homens.
S. Mateus 5,13-19.

Todos os homens serão salgados por fogo. O sal é coisa boa; mas se o sal ficar insosso, com que o haveis de temperar? Tende sal em vós mesmos e vivei em paz uns com os outros.
Marcos 9,49-50

Desejaria apenas terminar por onde iniciámos, ou seja pela imagem. Na obra de Leonardo da Vinci (1452-1519), “A última ceia” retrata um saleiro derrubado diante de Judas e apontando na sua direção.

Ouvindo S. Marcos, tudo farei para ter sal quanto baste para viver em paz comigo e com todos vós.
                                                

  Manuel

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Ponte da Cale da Vila que ruiu

A Borda