AVEIRO: Efemérides da Ria

Muros da Ria (actuais)


1780 — Principiaram os trabalhos do muro do cais mandados executar pela Rainha D. Maria I; mais tarde o muro seria totalmente refeito pela pouca solidez e estado ruinoso.

1810 — Os aveirenses solicitaram ao Príncipe Regente, D. João, que ordenasse a reparação dos muros dos cais  desta cidade, o que obteve despacho favorável.

1858 — Por se ter arruinado o cais, em consequência da pouca solidez das obras mandadas fazer pela Rainha D. Maria I, o Governo ordenou a sua reconstrução.

1858 — Um decreto governamental criou a Junta Administrativa e Fiscal das Obras da Barra de Aveiro, cujas atribuições passaram para a Circunscrição Hidráulica de Coimbra em 1886.

1861 — O Engenheiro Silvério Augusto Pereira da Silva apresentou um novo relatório sobre as Obras da Barra de Aveiro.

1930 — No Cine-Rossio, o Capitão de Fragata e aveirense ilustre, Silvério Ribeiro da Rocha e Cunha, fez uma conferência que dividiu em três partes: Aveiro no passado; a história da laguna; e a fase actual da questão.

1939 — O ilustre aveirense, Comandante Silvério Ribeiro da Rocha e Cunha, escreveu, com destino à 1.ª Exposição Marítima do Norte, um importante trabalho que intitulou «Notícia sobre as Indústrias Marítimas na área da Jurisdição da Capitania do Porto de Aveiro».

De “Origens da Ria de Aveiro”, de Orlando de Oliveira

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Ponte da Cale da Vila que ruiu

A Borda