Novos passadiços da Praia da Barra



Iniciaram-se as obras de requalificação da frente urbana/mar da Praia da Barra, com a construção dos novos passadiços sob a responsabilidade da Agência Portuguesa de Ambiente, após a execução do projeto por Técnicos da Câmara Municipal de Ílhavo. Entretanto, vão ser desativados os atuais, cuja vida útil terminou há cerca de dois anos. Esta intervenção tem um custo de cerca de 300 mil euros e é cofinanciada pelos fundos comunitários do PORCentro em 85%, sendo a contrapartida nacional assegurada pela APAmbiente/MAMAOT. 


Os novos passadiços terão uma nova localização, a poente da duna, do lado do Mar, com vista para a praia, ajudando no combate à erosão e consolidação dunar, bem como evitando o seu enterramento com a deslocação das areias. 
A autarquia reitera a importância da execução desta intervenção, num assumir de responsabilidade pelas Instituições com competências na gestão das questões relacionadas com as Praias e Defesa Costeira, e em operação de cooperação institucional entre a CMI e a APAmbiente/MAMAOT, lamentando apenas o facto do processo administrativo não ter permitido que a intervenção tenha sido executada a tempo da época estival de 2012. Contudo, congratula-se pelo facto de estar garantida a existência de um importante elemento de qualificação da vivência e usufruição da Praia da Barra, a tempo da época estival de 2013.

Fonte: CMI

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Ponte da Cale da Vila que ruiu

Um retrato bonito da Gafanha do Carmo

A Borda