Cronologia relacionada com o Porto de Aveiro – 2


D. Rodrigo de Sousa Coutinho

(Transcrição de “A Barra e os Portos da Ria de Aveiro — 1808-1932”)

1764 — A Vereação da Câmara de Aveiro apresentou um auto de vistoria da barra, novamente difícil para a navegação, estando presentes o capitão-mor de Ílhavo e o cônsul holandês em Aveiro, Jacob Henrique Severim.

1771 — A Vereação da Câmara de Aveiro, reunida, descreve as oscilações da profundidade da barra.

1777 — O tenente-coronel Guilherme Elsden, de nacionalidade inglesa, juntamente com Isidoro Paulo Pereira, capitão de infantaria, com exercício de engenheiro, e Manuel de Sousa Ramos, observou o sítio da barra e os rios que desembocavam na Ria.

1777 — Sobe ao trono D. Maria I.

1780 — João Iseppi e Jeronimo Iseppi, seu filho, e Tomás Perona e Hermigildo Biassini, de nacionalidade italiana, projectavam a obra da barra.

1780 — Obras no esteiro de Aveiro.

1781 — O Doutor José Monteiro da Rocha, lente catedrático da Faculdade de Matemática da Universidade de Coimbra, visitou as obras da barra.

1788 — Aveiro estava alagada, por obstrução da barra.

1788 — O Marechal de Campo Guilherme Luís António de Valeré examina o estado das obras da Barra de Aveiro.

1791 — Presença de Estêvão Cabral, professor hidráulico, com ordens para realizar o exame da abertura da barra de Aveiro e a elaboração de Plano competente.

1794 — Exposição da Câmara de Aveiro ao rei para que se desalagassem os campos da Comarca.

1796 a 1812 — D. Rodrigo de Sousa Coutinho, Conde de Linhares, Ministro da Marinha e Ultramar (1796-1801), depois presidente do Real Erário (1801-1803). Acompanhou a família real para o Brasil, em 1807. Em 1808 foi nomeado Ministro da Guerra e dos Negócios Estrangeiros, até 1812.

(Continua)

Comentários

Teuvo Vehkalahti disse…
Greetings from Finland. This blog is fun to explore, through other countries, people, culture and nature. Come see Teuvo pictures on my blog. And tell all your friends, why should he go Teuvo pictures on my blog. That is why you get your country's flag to rise above the pictures to Teuvon images blog flag collection, a lovely end of February, Teuvo Vehkalahti Finland

Mensagens populares deste blogue

A Ponte da Cale da Vila que ruiu

A Borda