Avançar para o conteúdo principal

Cooperativa Eléctrica da Gafanha da Nazaré: Um pouco da sua história


Professor Filipe, primeiro presidente da direcção da CEGN

Em 7 de Maio de 1938, por escritura pública no cartório notarial do Dr. Adelino Simões Leal, e publicada no Diário do Governo, de 4 de Junho do mesmo ano, foi constituída a Cooperativa Eléctrica da Gafanha da Nazaré (CEGN), com o objectivo de adquirir e fornecer energia eléctrica aos seus cooperantes.
Até essa altura, a laboriosa população da Gafanha da Nazaré alumiava-se com os candeeiros a petróleo, velas, lanternas, quando não apenas com a fogueira do borralho. Também o Farol da Barra de Aveiro utilizou o petróleo para alimentar o foco luminoso, que guiasse os navegantes, até 1936, ano em que passou a beneficiar da energia eléctrica.
Perante a incapacidade de a Câmara Municipal de Ílhavo se responsabilizar, através dos seus serviços, pelo fornecimento de energia, que era uma necessidade, tanto para as populações como para o comércio e indústria da Gafanha da Nazaré, um grupo de gafanhões avançou com a ideia de criar uma cooperativa. Mestre Manuel Maria Bolais Mónica surgiu à frente de alguns conterrâneos, entre professores, comerciantes, industriais, proprietários e um sacerdote.
Os mentores do projecto percorreram a freguesia, numa tarefa de sensibilização, considerada importante, e de angariação de sócios, cujo número justificasse a criação da referida instituição.
Nesse grupo havia representantes de diversas classes sociais, que registamos para a história:

Professores: Manuel Filipe Fernandes e Manuel Nunes Carlos;
Industriais: Manuel Maria Bolais Mónica, António Bolais Mónica, Manuel Maria Ramos, João Maria Vilarinho, António Marques da Cunha e João dos Santos (Carolino);
Comerciantes: Alberto Ferreira Martins, Manuel Caçoilo da Rocha, António da Rocha e Henrique Ramos;
Proprietários: Manuel Cravo Júnior, António José dos Santos, Raul Ventura, Manuel Teixeira e João Teixeira da Rocha;
Padre: António da Silva Caçoilo.


Grandes dificuldades teve de enfrentar a CEGN nos primeiros anos, porque não foram muitos os que aceitaram associar-se. Mas os fundadores não desanimaram e cedo a luz eléctrica, ainda a tremer, permitiu que, pela primeira vez, nas Gafanhas, os rostos de uns tantos privilegiados pudessem ser contemplados já de sorrisos abertos de alegria. Era a felicidade dos que, pelas suas posses ou coragem, podiam na roda de amigos, no adro da igreja ou na taberna vizinha, dizer, bem alto, «eu já tenho luz; que maravilha!» Esta seria, aliás, a primeira e mais convincente publicidade que se fazia à jovem cooperativa e ao produto que ela fornecia.
Considera-se que a CEGN foi, sem dúvida, uma manifesta prova da vontade colectiva dos gafanhões, sinal de progresso e agente promotor de desenvolvimento a vários níveis.
No dia 3 de Dezembro de 1938 foi transcrito para a acta da CMI o caderno de encargos da instalação da rede eléctrica de iluminação pública e particular. É um documento de várias páginas. A entidade responsável por esse projecto seria, como veio a acontecer, a Cooperativa Eléctrica da Gafanha da Nazaré.
A acta n.º 1 da Assembleia Geral Ordinária da CEGN realizou-se na sede do Grémio Instrução e Recreio, no lugar da Cale da Vila, no dia 8 de Janeiro de 1939. A sessão foi presidida pelo sócio Manuel Nunes Carlos, servindo de secretários Sebastião Pedro da Costa e João dos Santos.
Não havendo contas a aprovar, por inexistência de actividade, o presidente da mesa prestou informações sobre o andamento dos trabalho em curso inerentes às instalações eléctricas. Depois propôs um voto de louvor «muito especial» à Fábrica de Porcelanas da Vista Alegre e ao seu muito digno Director-Delegado, Senhor João Teodoro Ferreira Pinto Basto, «pela solicitude com que sempre acompanhou os trabalhos da Direcção e pelo empenho que manifestou em conseguir aplanar todas as dificuldades que surgiram para a finalidade do melhoramento a concluir e pela espontaneidade com que concorreu com material isolador eléctrico no valor aproximadamente de três mil escudos, importância que muito veio ajudar a Cooperativa a dar os primeiros passos.
A mesma acta sublinha e louva o «sacrifício e boa vontade ou antes entusiasmo de que sempre esteve possuída a Direcção do exercício anterior, a qual sempre acompanhou de perto e com interesse para a Cooperativa todos os trabalhos em organização».
Os corpos gerentes saídos desta Assembleia, para o exercício de 1939, ficaram assim constituídos:

Assembleia Geral: Manuel Nunes Carlos, Manuel Nunes Ribau e Sebastião Pedro da Costa, como efectivos; Manuel dos Santos da Silva Vergas Júnior, António Bolais Mónica e Ricardo Ferreira Sardo, como suplentes;

Direcção: Manuel Filipe Fernandes, Manuel Maria Ramos e João dos Santos, como efectivos; Manuel Caçoilo da Rocha, António Marques da Cunha e Manuel Teixeira, como suplentes;

Conselho Fiscal: Alberto Ferreira Martins, Raul Ventura e Manuel Maria Bolais Mónica, como efectivos; Manuel Cravo, António da Rocha e João Maria Vilarinho, como suplentes.

Na MG vem a informação de que a inauguração aconteceu efectivamente em 1939 e que a igreja matriz passou a receber energia em 1 de Novembro do mesmo ano. Ainda diz que a rede importou em 95 000$00 (€475).

Fernando Martins

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Gafanha em "Recordações de Aveiro"

Foto da Família Ribau, cedida pelo Ângelo Ribau António Gomes da Rocha Madail escreveu na revista “Aveiro e o seu Distrito”, n.º 2 de 1966, um artigo com o título de “Impressões de Aveiro recolhidas em 1871».   Cita, em determinada altura, “Recordações de Aveiro”, de Guerra Leal, que aqui transcrevo: (…)  «No seguimento d'esta estrada ha uma ponte de um só arco, por baixo da qual atravessa o canal que vai a Ilhavo, Vista Alegre, Vagos, etc., e ha tambem a ponte denominada das Cambeias, proxima à Gafanha.  É curiosa e de data pouco remota a historia d'esta povoação original, que occupa uma pequena peninsula. Era tudo areal quando das partes de Mira para alli vieram os fundadores d' aquelIa colonia agricola, que á força de trabalho e perseverança conseguiu, com o lodo e moliço da ria, transformar uma grande parte do areal em terreno productivo. Foi crescendo a população, que já hoje conta uns 200 fogos, e o que fôra esteril areal pouco a pouco se transformou em fertil e

Colónia Agrícola da Gafanha da Nazaré

Alguns subsídios para a sua história Em 1888,  inicia-se a sementeira do penisco no pinhal velho, terminando, na área da atual Gafanha da Nazaré, em 1910. Somente em 1939 ultrapassou o sítio da capela de Nossa Senhora da Boa Hora, ficando a Mata da Gafanha posteriormente ligada à Mata de Mira. (MG) A Colónia Agrícola da Gafanha da Nazaré foi inaugurada numa segunda-feira, 8 de dezembro de 1958, Dia da Imaculada Conceição, Padroeira de Portugal. Contudo, o processo desenvolvido até àquela data foi demorado e complexo. Aliás, a sua existência legal data de 16 de novembro de 1936, decreto-lei 27 207. Os estudos do terreno foram iniciados pela Junta de Colonização Interna em 1937, onde se salientaram as «condições especiais de localização, vias de comunicação e características agrológicas», como se lê em “O Ilhavense”, que relata o dia festivo da inauguração. O projeto foi elaborado em 1942 e, após derrube da mata em 1947, começaram as obras no ano seguinte. Terraplanagens,

1.º Batizado

No livro dos assentos dos batizados realizados na Gafanha da Nazaré, obviamente depois da criação da paróquia, consta, como n.º 1, o nome de Maria, sem qualquer outra anotação no corpo da primeira página. Porém, na margem esquerda, debaixo do nome referido, tem a informação de que faleceu a 28-11-1910. Nada mais se sabe. O que se sabe e foi dado por adquirido é que o primeiro batizado, celebrado pelo nosso primeiro prior, Pe. João Ferreira Sardo, no dia 11 de setembro de 1910, foi Alexandrina Cordeiro. Admitimos que o nosso primeiro prior tomou posse como pároco no dia 10 de setembro de 1910, data que o Pe. João Vieira Rezende terá considerado como o da institucionalização da paróquia, criada por decreto do Bispo de Coimbra em 31 de agosto do referido ano. Diz assim o assento: «Na Capella da Cale da Villa, deste logar da Gafanha e freguesia de Nossa Senhora de Nazareth, do mesmo logar servindo provisoriamente de Egreja parochial da freguesia de Nossa Senhora de Nazareth, concelho d’Ilh