MOVIMENTO APOSTÓLICO DE SCHOENSTATT - 2

:
Nicho
Alguns dados históricos
No dia 24 de Abril de 1977, os vários membros do Movimento reuniram-se pela primeira vez como Família de Schoenstatt, no terreno perto da casa de Sião. Após a apresentação dos diversos Ramos e de uma palestra do padre Marcial, fez-se uma reflexão por grupos, tentando-se descobrir os planos de Deus, quanto à caminhada futura desta pequena Família. Neste dia estiveram presentes cerca de 100 pessoas. No dia 22 de Maio de 1977 realizou-se a inauguração do nicho, semente do futuro Santuário. No dia 21 de Maio de 1978, um ano depois da inauguração do nicho, realizou-se a primeira grande peregrinação da capelinha da Igreja da Gafanha da Nazaré ao nicho. Participaram nesta peregrinação cerca de 400 pessoas. Nesta ocasião, toda a Família participou na Coroação da Mãe no nicho como Rainha e Vencedora no Reino da Juventude. No dia 25 de Março de 1979, juntamente com a inauguração da casa das Irmãs, foi dada a primeira pazada do futuro Santuário, pelo Bispo de Aveiro, D. Manuel de Almeida Trindade. Esteve também presente o Arcebispo de Mitilene, D. Maurílio de Gouveia, além de um grande número de pessoas do Movimento e peregrinos. No dia 1 de Maio foram iniciadas as obras de construção do Santuário. E no dia 20 de Maio foi benzida a pedra angular. Esta cerimónia foi presidida por D. Manuel e participada por um grande número de pessoas. No dia 21 de Outubro deu-se a solene inauguração do santuário Tabor Matris Ecclesiae. Esta celebração foi presidida por D. Manuel de Almeida Trindade. Esteve presente, também, o Arcebispo de Mitilene, D. Maurílio, um grande número de sacerdotes, de Schoenstatt e das paróquias vizinha, e mais de dois mil peregrinos. Fernando Martins
:

Comentários

Wikinet disse…
Gostaria de informar os leitores deste blog sobre um novo projecto relacionado com as localidades de Portugal. Trata-se de uma Enciclopédia on-line, escrita em colaboração pelos seus leitores. O site, que se intitula Memória Portuguesa, usa o conceito Wiki, que permite a qualquer pessoa criar ou editar artigos existentes, melhorando a informação neles contida. Além disso, é possível introduzir comentários em cada artigo, promovendo assim o debate entre os utilizadores.

http://www.memoriaportuguesa.com/

Será dada especial relevância às memórias dos cidadãos, para que sejam preservadas tradições antigas, recordações de infância, ofícios, cantares, folclore e outras manifestações culturais.

Para podermos enriquecer os artigos de cada povoação com a informação correcta, nada melhor do que recorrer às autarquias ou a movimentos de cidadãos que se esforçam por promover as suas respectivas regiões. Estamos a solicitar a utilização de texto dos sites das Câmaras, Juntas de Freguesia e sites e blogs particulares, colocando a devida referência à fonte de origem.

Assim, gostaríamos de contar com o vosso apoio, permitindo-nos usar eventual informação pertinente e sugerir que divulguem esta iniciativa junto dos familiares, amigos e conterrâneos da vossa localidade. Será que poderiam incluir um link para a enciclopédia no vosso site ou blog?

Ficaremos a aguardar a vossa visita!

Cumprimentos,

Wikinet
www.memoriaportuguesa.com

Mensagens populares deste blogue

A Ponte da Cale da Vila que ruiu

Famílias Tradicionais da Gafanha

A Borda