ÍLHAVO: Movimento Associativo Jovem



O Movimento Associativo tem no Município de Ílhavo uma relevante importância para a vida da comunidade e de muitos Cidadãos, exercendo muitas funções de relevante interesse público. 
Na Cultura, no Desporto, na Ação Social, na Educação, e em tantas outras áreas, o Movimento Associativo está presente de forma intensa, num exercício de cidadania ativa que, sendo tradicional, tem presença nos dias de hoje e assume-se como uma esperança forte para o futuro que vamos receber. 
No dia 5 de dezembro assinalou-se o “Dia do Voluntariado” que tem no Associativismo uma das suas manifestações mais expressivas, onde os Cidadãos entregam parte do seu tempo e das suas capacidades para partilharem com a comunidade, num exercício de solidariedade que queremos enaltecer, dar como exemplo e multiplicar. 
A Câmara Municipal de Ílhavo (CMI) assume uma política de cooperação com as Associações, ativa e consequente, com a dimensão institucional, logística e financeira, a darem corpo a esse processo de responsabilidade social coletiva. 


Esta rubrica da Agenda de Eventos “Viver em”, “A Nossa Gente”, quer ser mais um gesto de agradecimento e de desafio aos Cidadãos para que sejam parte do movimento associativo, partilhando competências que valorizem e capacitem as nossas Associações. 
Queremos partilhar um especial desafio aos Jovens, para que participem neste movimento de cidadania ativa, em todas as Associações e muito em especial nas Associações de Jovens que vivem um tempo de necessidade de mais vitalidade e de muito mais participação. A Tulha, A Torre e a Actua, são exemplos de vida e de boa atividade associativa, mas é importante que os Jovens do Nosso Município partilhem mais vida com essas três e possam dar corpo a outras Associações de Jovens. 
Este apontamento é também um gesto especial de agradecimento aos Jovens Dirigentes Associativos e um desafio aos Jovens do Município para que deem mais vida ao Movimento Associativo Juvenil. 
A CMI partilha essa aposta e está, como sempre, disponível para ser parceira daqueles que são obreiros, e materializam causas de solidariedade pela construção de um Município e de um Mundo melhor. 
Ser Jovem também é ser Cidadão, Ativo e Solidário. 
Força. Contamos Contigo. 

Fonte: Agenda "Viver em..." da CMI



Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Ponte da Cale da Vila que ruiu

A Borda