Pérola de Sesimbra antiga
Avô Lourenço com mestre Mónica
Pérola de Sesimbra no estaleiro
Miguel Lourenço, de Sesimbra, teve a gentileza de entrar em contacto comigo, a propósito de temas marítimos. Mora em http://www.sesimbra.blogspot.com/, onde, na opção barcos, há temas que recomendo.
O Miguel é neto de mestre Lourenço Caparica, que se relacionou com os Mónicas, nomeadamente com o Arménio, filho do mestre Manuel Maria Bolais Mónica. A traineira "Pérola de Sesimbra", construída pelos Mónicas, será, provavelmente, segundo o Miguel Lourenço, o último barco dos estaleiros da Gafanha, ainda em actividade.
O Miguel informa também que o seu avô era amigo do armador do “Jesus nas Oliveiras, tendo feito amizades em Aveiro, com o mestre Zé Pata, que se mudou para Peniche.
Não posso deixar de sublinhar a importância deste contacto, à semelhança de outros que nos ajudam a construir história, oferecendo-nos, quantas vezes, gratas recordações.
Obrigado, Miguel.
Fernando Martins
3 comentários:
Gostava de saber um pouco mais da história dos estaleiros dos Mónicas e até ao ano que estiveram em actividade e se o mestre Arménio Mónica é vivo?
Embora fosse um estaleiro vocacionado para os bacalhoeiros e 2 obras impares e mal aproveitadas pelos governantes que foi em 1940 a "Nau Portugal" e em 1961 a "Nau S. Vicente" que é visivel numa das fotos.
Para Sesimbra além da "Pérola de Sesimbra" tambem veio a "Espuma do Mar que mudaria para Virgem do Sol" eram cnstruções unicas porque eram muito robustas inclussive tinham a particularidade de terem casco duplo.
Ao fim de 50 anos 2 terços do barco continuam sem fazer água e sem levar uma unica tábua, a excepção é a popa que foi transformada em 1991 para painel e parece actualmente a parte mais velha da embarcação.
Embora seja novo, tenho um grande interesse pelo passado recente da nossa pesca e construção naval.
Espero para o ano ter o meu blog com um arquivo de grande parte das traineiras Portuguesas de norte a sul e agradecer ao Sr. Fernando Martins por publicar estas fotos.
Miguel Lourenço Sesimbra
Sr. Martins no 2 texto imendei alguns erros assim sendo é para anular o 1º.
Enviar um comentário