Avançar para o conteúdo principal

“Bússola Partilhada” aposta no desporto ao ar livre






Com a cedência de um imóvel onde funcionou, na Gafanha da Nazaré, o jardim de infância da Chave, à associação “Bússola Partilhada”, para o exercício da sua atividade social, desportiva e cultural, a Câmara Municipal de Ílhavo (CMI), na pessoa do seu presidente, Fernando Caçoilo, procedeu no domingo, 29 de outubro, à inauguração da nova sede, que se apresentou profundamente remodelada. O autarca ilhavense referiu que a CMI, ao entregar este equipamento, sentiu que se tratou de uma iniciativa «útil para uma associação importante para o nosso município e para a nossa freguesia». 
Fernando Caçoilo fez questão de referir que esta opção da câmara, de aproveitar edifícios abandonados para novos fins, depois de reconvertidos, é um sinal da boa gestão da autarquia. «A partir de hoje a “Bússola Partilhada” tem muito melhores condições para os sócios praticarem as suas atividades e encontros», frisando a certeza de que «contribuirá para o crescimento da associação».
Carlos Rocha, presidente da Junta de Freguesia, adiantou que a Gafanha da Nazaré é «uma terra riquíssima a nível de instituições e associações, a maioria delas ativas e voltadas para bem servir a comunidade, que é o mais importante». Falando da “Bússola Partilhada”, o presidente da autarquia referiu que esta associação se carateriza, fundamentalmente, «pela prática de desportos ao ar livre, desenvolvendo eventos de cariz solidário», provando que «olha para as pessoas», o que justifica o «apoio incondicional da junta». 
Basílio Nunes, presidente da direção da “Bússola Partilhada”, da qual fazem parte Sérgio Sarabando (secretário) e Ulisses Vareta (tesoureiro), explicou que a associação começou com o jogo da Petanca, importado de França pelos nossos emigrantes. Reuniam-se no Jardim Oudinot, como ainda hoje o fazem, para jogar e conviver. «Todos os dias, mesmo que chova», disse. Depois, resolveu «avançar com um grupo para a constituição e legalização da associação, que completa sete anos de vida em 16 de dezembro próximo». 
A partir daí, Basílio Nunes procedeu a pesquisas e descobriu que, afinal, até havia no nosso país a Federação Portuguesa de Petanca, criada em 2005, na qual se filiou a “Bússola Partilhada”, o que prova à evidência a importância deste jogo em Portugal, terra de emigrantes. E lembra um grande torneio de abertura que se realizou no Jardim Oudinot, com cerca de 300 participantes, oriundos de todo o país, desde as Taipas, mais ao Norte, até ao Algarve. 
Como alguns sócios alimentam outros gostos, a associação organizou a secção de BTT (Bicicleta Todo o Terreno), inicialmente com alguns campeões, mas cedo descobriu «que o melhor caminho seria deixar entrar toda a gente: novos, velhos, bons, fracos, sendo eu um dos mais fraquitos», afiançou. 
Presentemente, já está em atividade mais uma secção, o Paraquedismo, animada por antigos praticantes, que ensinam os mais novos. Organizam eventos e demonstrações, havendo, naturalmente, a colaboração da Base de São Jacinto. E outras secções hão de surgir, à medida dos interesses ou paixões dos associados. 
Importa relevar a componente solidária da “Bússola Partilhada”, no apoio a quem precisa, traduzido na entrega de uma cadeira elétrica de rodas para um jovem poder circular por onde desejar, e outra, mais simples, mas fundamental, para uma menina poder comer à mesa. Ainda contribuem com donativos para algumas instituições.
A nova sede, cedida pela autarquia ilhavense, contou com o apoio da Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré, mas também de diversas empresas da região, e «vai ser — frisa Basílio Nunes — o nosso virar de página para a integração de toda a gente, novos e velhos, homens e mulheres, no desporto ao ar livre».

Fernando Martins

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Gafanha em "Recordações de Aveiro"

Foto da Família Ribau, cedida pelo Ângelo Ribau António Gomes da Rocha Madail escreveu na revista “Aveiro e o seu Distrito”, n.º 2 de 1966, um artigo com o título de “Impressões de Aveiro recolhidas em 1871».   Cita, em determinada altura, “Recordações de Aveiro”, de Guerra Leal, que aqui transcrevo: (…)  «No seguimento d'esta estrada ha uma ponte de um só arco, por baixo da qual atravessa o canal que vai a Ilhavo, Vista Alegre, Vagos, etc., e ha tambem a ponte denominada das Cambeias, proxima à Gafanha.  É curiosa e de data pouco remota a historia d'esta povoação original, que occupa uma pequena peninsula. Era tudo areal quando das partes de Mira para alli vieram os fundadores d' aquelIa colonia agricola, que á força de trabalho e perseverança conseguiu, com o lodo e moliço da ria, transformar uma grande parte do areal em terreno productivo. Foi crescendo a população, que já hoje conta uns 200 fogos, e o que fôra esteril areal pouco a pouco se transformou em fertil e

Colónia Agrícola da Gafanha da Nazaré

Alguns subsídios para a sua história Em 1888,  inicia-se a sementeira do penisco no pinhal velho, terminando, na área da atual Gafanha da Nazaré, em 1910. Somente em 1939 ultrapassou o sítio da capela de Nossa Senhora da Boa Hora, ficando a Mata da Gafanha posteriormente ligada à Mata de Mira. (MG) A Colónia Agrícola da Gafanha da Nazaré foi inaugurada numa segunda-feira, 8 de dezembro de 1958, Dia da Imaculada Conceição, Padroeira de Portugal. Contudo, o processo desenvolvido até àquela data foi demorado e complexo. Aliás, a sua existência legal data de 16 de novembro de 1936, decreto-lei 27 207. Os estudos do terreno foram iniciados pela Junta de Colonização Interna em 1937, onde se salientaram as «condições especiais de localização, vias de comunicação e características agrológicas», como se lê em “O Ilhavense”, que relata o dia festivo da inauguração. O projeto foi elaborado em 1942 e, após derrube da mata em 1947, começaram as obras no ano seguinte. Terraplanagens,

1.º Batizado

No livro dos assentos dos batizados realizados na Gafanha da Nazaré, obviamente depois da criação da paróquia, consta, como n.º 1, o nome de Maria, sem qualquer outra anotação no corpo da primeira página. Porém, na margem esquerda, debaixo do nome referido, tem a informação de que faleceu a 28-11-1910. Nada mais se sabe. O que se sabe e foi dado por adquirido é que o primeiro batizado, celebrado pelo nosso primeiro prior, Pe. João Ferreira Sardo, no dia 11 de setembro de 1910, foi Alexandrina Cordeiro. Admitimos que o nosso primeiro prior tomou posse como pároco no dia 10 de setembro de 1910, data que o Pe. João Vieira Rezende terá considerado como o da institucionalização da paróquia, criada por decreto do Bispo de Coimbra em 31 de agosto do referido ano. Diz assim o assento: «Na Capella da Cale da Villa, deste logar da Gafanha e freguesia de Nossa Senhora de Nazareth, do mesmo logar servindo provisoriamente de Egreja parochial da freguesia de Nossa Senhora de Nazareth, concelho d’Ilh