Avançar para o conteúdo principal

Zé da Rosa comemora 93 anos






Num qualquer recanto do jardim do Éden, onde, supostamente, estará a habitar, a Rosa deve estar em júbilo e a desejar as maiores felicidades, ao seu rebento. Na dimensão da eternidade, o Zé está, ainda, na 1ª infância! Este comemora a bonita idade de 93 anos, em plena forma mental! A física, não é, mas quase, ainda o suficiente, para lhe permitir caminhar nas veredas da vida!

Ainda assiste e opina sobre as traquinices da sua descendência, que já vai na 3ª geração. Onde vai dominar o poder feminino, (!?), já que são três bisnetas as suas últimas representantes. Na 1ª geração, já predominaram as mulheres: quatro raparigas e um rapaz; na 2ª, a natureza fez uma pequena correção, colocando o domínio masculino, com seis netos e apenas três netas! Nesta 3ª geração, a natureza arrependeu-se (!?) e repôs a primeira versão: três bisnetas, das quais a mais velha, a entrar na fase da adolescência, tem o privilégio de ter a nacionalidade e viver num país que ainda parece ter algum futuro Americana de gema, prolonga no tempo e no espaço a herança genética que o ZÉ da Rosa deixou por terras do Tio Sam. Uma linda morenaça, orgulho dos pais, avós e deste bisavô babado! Com a força de sangue latino a latejar-lhe nas veias, augura-se-lhe um futuro promissor!
Uma digna sucessora da Hillary Clinton? Quem sabe! Houve já, portugueses que se afirmaram nesta sociedade e ficaram para a história americana. De imediato, ocorrem-me à memória o escritor John dos Passos, que atravessou dois séculos, XIX e XX e o atual e ilustríssimo António Damásio cujo sucesso na investigação neurológica, tem dado cartas! São apenas dois nomes que evoco, mas não quero ser injusta com tantos mais.
Parece que a esperança do mundo são mesmo, as mulheres! Quando o poder é confiado aos homens...........temos o resultado....a dois passos de coelho!
Apesar da sua já avançada idade, o bisavozinho, ainda formula desejos de viver mais um! É modesto a pedir para si, mas pródigo a desejar aos outros! Coisas de gente de boa cepa! Daquelas de que já pouco resta!
Mª Donzília Almeida
15.10.2012
- Posted using BlogPress from my iPad

Comentários

dom.Zília disse…
Pouco habituado ao "glamour" das "Birthday parties", o aniversariante escusou-se e referiu o excesso de zelo da sua prole...que não era necessário!Não fora acostumado, na vida, a estas manifestações de afeto e apreço! A vida fora demasiado dura, para estas mordomias! Mas, no ato de apagar as velas, o apego à vida, falou mais alto e deixou escapar lá do fundo, o desejo de mais um ano de vida! Para confirmar esse aparente desapego pelas "festas", contou o episódio da sua chegada da tropa,depois de ter cumprido o serviço militar, no dia em que fazia 22 frescos anos!O Zé era, na altura, um esbelto e bonito rapaz, que fazia andar a cabeça, à roda, às moçoilas do seu tempo! Nenhuma o recebeu, com um bolo e lhe cantou os parabéns! E...ele havia de ter gostado, aposto! A "Luz" só se "acendeu"...no ano seguinte!
Não havia, nessa época, uma "Pérola da Ria", ali, ao virar da esquina! Retrucou-lhe, de imediato, uma filha. Só as "Pérolas do Adriático", mas ainda não haviam sido descobertas!
Anónimo disse…
Pouco habituado ao "glamour" das "Birthday parties", o aniversariante escusou-se e referiu o excesso de zelo da sua prole...que não era necessário! Não fora acostumado, na vida, a estas manifestações de afeto e apreço! A vida fora demasiado dura, para estas mordomias! Mas, no ato de apagar as velas, o apego à vida, falou mais alto e deixou escapar lá do fundo, o desejo de mais um ano de vida! Para confirmar esse aparente desapego pelas "festas", contou o episódio da sua chegada da tropa,depois de ter cumprido o serviço militar, no dia em que fazia 22 frescos anos!O Zé era, na altura, um esbelto e bonito rapaz, que fazia andar a cabeça, à roda, às moçoilas do seu tempo! Nenhuma o recebeu, com um bolo e lhe cantou os parabéns! E...ele havia de ter gostado, aposto! A "Luz" só se "acendeu"...no ano seguinte!
Não havia, nessa época, uma "Pérola da Ria", ali, ao virar da esquina! Retrucou-lhe, de imediato, uma filha. Só as "Pérolas do Adriático", mas ainda não haviam sido descobertas!

Maria Donzília Almeida

Mensagens populares deste blogue

Gafanha em "Recordações de Aveiro"

Foto da Família Ribau, cedida pelo Ângelo Ribau António Gomes da Rocha Madail escreveu na revista “Aveiro e o seu Distrito”, n.º 2 de 1966, um artigo com o título de “Impressões de Aveiro recolhidas em 1871».   Cita, em determinada altura, “Recordações de Aveiro”, de Guerra Leal, que aqui transcrevo: (…)  «No seguimento d'esta estrada ha uma ponte de um só arco, por baixo da qual atravessa o canal que vai a Ilhavo, Vista Alegre, Vagos, etc., e ha tambem a ponte denominada das Cambeias, proxima à Gafanha.  É curiosa e de data pouco remota a historia d'esta povoação original, que occupa uma pequena peninsula. Era tudo areal quando das partes de Mira para alli vieram os fundadores d' aquelIa colonia agricola, que á força de trabalho e perseverança conseguiu, com o lodo e moliço da ria, transformar uma grande parte do areal em terreno productivo. Foi crescendo a população, que já hoje conta uns 200 fogos, e o que fôra esteril areal pouco a pouco se transformou em fertil e

Colónia Agrícola da Gafanha da Nazaré

Alguns subsídios para a sua história Em 1888,  inicia-se a sementeira do penisco no pinhal velho, terminando, na área da atual Gafanha da Nazaré, em 1910. Somente em 1939 ultrapassou o sítio da capela de Nossa Senhora da Boa Hora, ficando a Mata da Gafanha posteriormente ligada à Mata de Mira. (MG) A Colónia Agrícola da Gafanha da Nazaré foi inaugurada numa segunda-feira, 8 de dezembro de 1958, Dia da Imaculada Conceição, Padroeira de Portugal. Contudo, o processo desenvolvido até àquela data foi demorado e complexo. Aliás, a sua existência legal data de 16 de novembro de 1936, decreto-lei 27 207. Os estudos do terreno foram iniciados pela Junta de Colonização Interna em 1937, onde se salientaram as «condições especiais de localização, vias de comunicação e características agrológicas», como se lê em “O Ilhavense”, que relata o dia festivo da inauguração. O projeto foi elaborado em 1942 e, após derrube da mata em 1947, começaram as obras no ano seguinte. Terraplanagens,

1.º Batizado

No livro dos assentos dos batizados realizados na Gafanha da Nazaré, obviamente depois da criação da paróquia, consta, como n.º 1, o nome de Maria, sem qualquer outra anotação no corpo da primeira página. Porém, na margem esquerda, debaixo do nome referido, tem a informação de que faleceu a 28-11-1910. Nada mais se sabe. O que se sabe e foi dado por adquirido é que o primeiro batizado, celebrado pelo nosso primeiro prior, Pe. João Ferreira Sardo, no dia 11 de setembro de 1910, foi Alexandrina Cordeiro. Admitimos que o nosso primeiro prior tomou posse como pároco no dia 10 de setembro de 1910, data que o Pe. João Vieira Rezende terá considerado como o da institucionalização da paróquia, criada por decreto do Bispo de Coimbra em 31 de agosto do referido ano. Diz assim o assento: «Na Capella da Cale da Villa, deste logar da Gafanha e freguesia de Nossa Senhora de Nazareth, do mesmo logar servindo provisoriamente de Egreja parochial da freguesia de Nossa Senhora de Nazareth, concelho d’Ilh