segunda-feira, 11 de julho de 2016

Crianças austríacas na Gafanha da Nazaré




Há anos debrucei-me sobre o caso das Crianças Austríacas que foram acolhidas na Gafanha da Nazaré e noutras localidades de Portugal, na sequência da II Grande Guerra Mundial. Recordei várias, tendo conversado com alguns membros de famílias de acolhimento. Não avancei muito porque me faltou o tempo para investigar um assunto que ocupava um lugar especial na minha memória. 
Volto hoje o tema, na certeza de que há na nossa região membros de famílias de acolhimento, decerto já idosos, que podem dar o seu contributo na recolha de dados.
De uma leitora do meu blogue chegou-me, entretanto, um desafio de Ana R. Silva, uma investigadora da Universidade do Porto que «pretende perceber os detalhes referentes à Ação da Cáritas que trouxe crianças de vários países europeus destruídos pela II Grande Guerra até Portugal nos anos 40-50» do século passado.
É óbvio que não deixarei de colaborar, se algo de importante me surgir, como desejo.
Aqui ficam. portanto os meus apelos a todos os leitores dos meus blogues. 

Ler mais aqui, aqui, aqui, aqui 

Sem comentários:

Efemérides gafanhoas

O Farol começou a ser construído neste mês Se pensarmos um pouco, descobriremos que uma terra, qualquer que ela seja, tem sempre efemérides ...