sábado, 17 de novembro de 2012

Bebeteca na Biblioteca de Ílhavo


Sempre aprendi que é de pequenino que se torce o pepino. Aprendi e continuo a acreditar na oportunidade do velho ditado. É desde a meninice que se aprendem bons hábitos e se formam caracteres.
Ao folhear a Agenda "Viver em..." da CMI, os meus olhos fixaram-se nesta belíssima imagem que antecede a informação sobre a Bebeteca existente na Biblioteca Municipal de Ílhavo. Funciona aos sábados e está, naturalmente, aberta aos bebés e seus acompanhantes, de preferência os pais. Ali, pelo que se  deduz com facilidade, as crianças, mesmo as de  tenras idades, podem familiarizar-se com os livros, o que muito contribuirá para que em adultos se assumam como leitores regulares. É, pois, preciso aproveitar estas oportunidades educativas. 

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Fruta da Época...

Maria Donzília Almeida


Menina Olga

O nosso local de trabalho é o espaço multifacetado e privilegiado para o exercício das relações humanas. Aqui se somam responsabilidades, se multiplicam conflitos, se dividem tarefas, se subtrai tempo, mas onde também se partilha, quase tudo. 
A Escola é um local vocacionado para a partilha de saberes, de sentimentos, de emoções, que acompanham qualquer elemento da comunidade educativa. Aos saberes, vêm associados os sabores que, sazonalmente aparecem nas atividades pedagógicas que envolvem toda a comunidade escolar. 
Ainda, há pouco tempo, foram degustados os sabores de uma variedade de sopas da região, onde houve partilha e altruísmo dos restaurantes locais. 
Devo, particularmente, referir aqueles sabores que dos pomares, chegam até ao bar da sala dos professores, pela mão dos seus donos. Assim, vêm, até nós, as cerejas, na primavera, ameixas, no verão, figos, romãs, fisális, maçãs, uvas no outono, os citrinos, no inverno. Hoje mesmo, chegou uma cesta de chuchus, para distribuir pelos colegas. Até o limão, que pertence à classe menos nobre da fruta, aqui é partilhado, por igual. Não fosse, ainda, desconhecido de muita gente, o conselho de Dale Carnegie, “Dum limão....faz-se uma limonada!” e o meu limoeiro estaria, em apuros, para satisfazer todas as encomendas! 

Semana Europeia de Prevenção dos Resíduos 2012



“Menos Lixo, Mais Poupança” 

O Município de Ílhavo adere à Semana Europeia de Prevenção dos Resíduos, que decorrerá de 17 a 25 de novembro, composta por um vasto conjunto de iniciativas, visando a sensibilização dos cidadãos para a necessidade de redução da produção de resíduos. 
Neste ano de 2012, a Câmara Municipal de Ílhavo, em parceria com a SUMA, deu continuidade à nova campanha de sensibilização de redução da produção de resíduos sólidos urbanos – RSU, subordinada ao tema “Menos Lixo, Mais Poupança”, tendo como principal objetivo apresentar maneiras de produzir menos lixo, beneficiando ao mesmo tempo de vantagens individuais e financeiras. 

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Dia Nacional do Mar: 17 de novembro

Museu Marítimo de Ílhavo, sábado, 17 horas 




Atribuição do Prémio Octávio Lixa Filgueiras 
do Museu Marítimo de Ílhavo — 1.ª edição 

A atribuição do primeiro Prémio de estudos em cultura do Mar do Museu Marítimo de Ílhavo, o Prémio Octávio Lixa Filgueiras, presta homenagem ao notável arquiteto naval e etnólogo de culturas marítimas, cujo espólio pertence ao MMI. Trata-se de um acontecimento singular na vida de um museu que celebra em 2012 os seus 75 anos de existência. 
O referido prémio, bienal, destina-se a incentivar e distinguir trabalhos de invulgar qualidade na área temática da cultura do mar 

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Instituições recebem material resultante das tampinhas

Texto de Carla Real

Joana Pontes

Joana Pontes entregou mais quatro toneladas de tampas, que se converterão em material ortopédico, a ser distribuído no dia 21

«No âmbito do projecto “Vamos pôr esta Ideia a Andar”, foram, recentemente, entregues mais de 4,2 toneladas de tampas, que reverterão em ajudas técnicas para instituições do município de Ílhavo.
Será no próximo dia 21, pelas 18.30 horas, na Biblioteca Municipal de Ílhavo, que o material ortopédico será distribuído pelas seguintes instituições: Lar de S. José (em Ílhavo), CASCI (Centro de Acção Social do Concelho de Ílhavo), Bombeiros de Ílhavo, CERCIAV (Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Aveiro) e Lar de N.a Sr.a da Nazaré (na Gafanha da Nazaré).»

domingo, 11 de novembro de 2012

TECENDO A VIDA UMAS COISITAS - 316

PITADAS DE SAL – 46 



ESTALEIROS DE BATEIRAS 


Caríssima/o: 

Falar de sal é evocar a vida; sal é vida. 

Para fabricar o sal a gigantesca roda da vida funcionava em pleno. Contemplar a faina dos nossos marnotos era um mergulho na mais extraordinária “colmeia”. O número de bateiras que se movimentavam para e pelas marinhas era incontável. Quem as construía? Onde? 
Podemos dizer que as margens da Ria eram um imenso, enorme estaleiro. Os navios tinham a sua zona, ali nos estaleiros Mónica e, mais tarde, em S. Jacinto (esqueçamos por momentos os estaleiros do Bico da Murtosa!). Para estes navios eram construídos dezenas de botes, nas “oficinas” das secas. Mas as bateiras, nasciam nos locais mais incríveis e depois eram levadas em carros de bois, em alegre cortejo, para o bota-abaixo no esteiro mais próximo. (Na freguesia do Monte, na Murtosa, há uma rua, a Rua dos Construtores Navais, de onde saíam bateiras em meados do século passado.) Do muito que se poderia escrever e carrear, apenas dois recortes. 

Primeiro, Gaspar Albino leva-nos até Aveiro, ao canal de S. Roque:

sábado, 10 de novembro de 2012

O encalhe do lugre Neptuno Segundo

Por Ana Maria Lopes



Na senda de alguns navios e não foram poucos que encalharam à entrada da barra de Aveiro, também tive conhecimento do acidente do Neptuno II, mas porque não consegui imagem, foi ficando, foi ficando para trás, até hoje…que vem a lume.
O que se passou, então?
-
Valendo-nos do jornal O Ilhavense de 20 de Outubro de 1948, ficámos a saber que o lugre Neptuno II, de regresso da pesca do bacalhau, em 16 do corrente mês, rebocado pelo vapor Neiva, ao passar na pancada do mar, bateu num baixio, partindo-se a amarra que o ligava ao rebocador.
Feitas manobras de emergência, o Neptuno entrou o porto impelido pela corrente de água e foi parar a uma restinga, do lado do canal que vai para S. Jacinto. Não houve acidentes pessoais.
Li aqui
- Posted using BlogPress from my iPad

Efeméride: Novas Instalações do Stella Maris


 10 de novembro de 1985

D. Manuel assina documento no lançamento 
da primeira pedra do edifício

 Stella Maris está hoje desativado

Em 10 de novembro de 1985, foram inauguradas por D. Manuel de Almeida Trindade, Bispo de Aveiro, as novas instalações do Clube Stella Maris, da Obra do Apostolado do Mar. Tratava-se da primeira fase das obras programadas, que importou em 13 mil contos. Esta primeira fase foi constituída por sala de refeições, bar, cozinha, escritório, receção, armazém, 15 quartos com casas de banho e um salão para reuniões. Houve um subsídio, em 1982, do Secretário de Estado dos Assuntos Sociais, Bagão Félix, e apoios das Câmaras Municipais de Aveiro e Ílhavo. 
A direção era presidida por Carlos Sarabando Bola. 
Diga-se ainda que o Stella Maris se traduziu, na altura e durante muito tempo, num significativo apoio aos homens do mar e suas famílias. Hoje está desativado, esperando-se o aproveitamento daquele espaço.

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Porto de Aveiro: Uma foto em destaque




Foto de Guilherme Lima, de Vagos

Trabalho participante no Concurso de Fotografia “Porto de Encontro”, promovido, em 2007, pelo Porto de Aveiro, no âmbito das comemorações do Bicentenário da Abertura da Barra de Aveiro.

Vi aqui

- Posted using BlogPress from my iPad

AVEIRO: Jornadas de História Local

Antiga Capitania, 23 de novembro


Gastronomia regional e alimentação


As Jornadas de História Local e Património Documental realizam-se no próximo dia 23 de novembro, das 9.30 às 17.00 horas, no edifício da antiga Capitania de Aveiro. 
Organizadas pela Autarquia Aveirense e pela Associação para o Estudo e Defesa do Património Natural e Cultural da Região de Aveiro, as Jornadas de História Local e Património Documental serão subordinadas ao tema da gastronomia regional e alimentação. 
As inscrições estão abertas na Biblioteca Municipal de Aveiro sita no Largo Dr. Jaime Magalhães Lima, 3800-156 Aveiro, cserodio@cm-aveiro.pt, telefone 234 400 320 ou fax 234 400 345. As inscrições são gratuitas. 
Integrada na missão de valorizar o património documental da região de Aveiro, para desse modo preservar a memória coletiva da comunidade local, esta é a sexta edição das Jornadas de História Local e Património Documental. 

Fonte: Portal da CMA

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Álvaro Garrido escreve sobre a Mútua dos Pescadores



«Novo livro do consultor do Museu Marítimo de Ílhavo é dedicado aos 70 anos desta seguradora, que mantém uma forte ligação às comunidades costeiras»

Por Carla Real


«O livro do consultor do Museu Marítimo de Ílhavo, Álvaro Garrido, dedicado aos 70 anos da Mútua dos Pescadores, será apresentado, no sábado, em Peniche. Esta biografia da Mútua dos Pescadores destina-se a comemorar a vida de uma empresa, hoje cooperativa de utentes de seguros, que desenvolve a sua missão económica com fortes preocupações de responsabilidade social.»

Li no DA

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

As Portas d'Água outra vez





Hoje publico mais uma foto das Portas d'Água, de saudosa memória. O progresso, quer queiramos ou não, tem as suas leis, independentemente da vontade do povo. E assim nasceu o Porto de Aveiro, cujo contributo para o progresso da região e do país é indiscutível. Esta foto, da minha autoria, regista a presença da minha mulher, a Lita, e de três filhos, o Fernando, o Paulo e Pedro. A Aidinha não sei onde estaria.


- Posted using BlogPress from my iPad

domingo, 4 de novembro de 2012

TECENDO A VIDA UMAS COISITAS - 315

PITADAS DE SAL – 45 



EMBARCAÇÕES 

Caríssima/o: 

Curiosamente o sal tem andado por aí e foi-nos ocupando uns largos meses; podemos dizer: safra comprida. Apetece uma pausa… E nada melhor que um passeio pelos canais da nossa Ria. Quem já um dia sentiu a aragem cortante nas orelhas ou a frescura da água rasgada pelo pé deslizante fora de borda não deseja outro «comprimido» para combater a fadiga e o cansaço. 
Felizes éramos nós que podíamos dispor de duas embarcações que o Tio António confiara à guarda do nosso Pai: não havia que enganar, perdidos e achados, “navegávamos” governados pela estrela da ilusão. E lá íamos! Quando fiz o exame da quarta classe [!], meu irmão (5 anos mais velho do que eu, já um rapaz espigadote…), quis oferecer-me algo de especial que nem eu, nessa ocasião, nem os meus amigos hoje podemos imaginar. «Vens comigo… e logo se vê!» E vi: o bote estava preparado… 
O melhor é dar a palavra ao Artur. Diz ele:


sábado, 3 de novembro de 2012

Efeméride: Luz elétrica na igreja matriz


1 de novembro de 1939

Igreja matriz, inaugurada em 14 de janeiro de 1912


Inauguração da luz elétrica na igreja matriz


Em 1 de novembro de 1939, Dia de Todos os Santos, foi inaugurada a luz elétrica na igreja matriz da Gafanha da Nazaré. Quem o afirma é o padre João Vieira Rezende, na sua Monografia da Gafanha. Acrescenta que a Gafanha da Nazaré passou a ter energia naquele ano, e que a rede importou em 95 000$00 [475 € nos dias de hoje]. 
Embora não diga mais, devemos lembrar que esse melhoramento se ficou a dever à constituição da Cooperativa Elétrica da Gafanha da Nazaré, cuja história é por demais conhecida. 
Já agora, podemos levar a nossa imaginação até antes daquela data, lembrando que a igreja matriz apenas podia ser iluminada pelas velas nas missas matutinas, as chamadas missas da manhã, celebradas a tempo de os marnotos e outros trabalhadores poderem seguir para os seus trabalhos que, mesmo aos domingos e dias santos, tinham de ser feitos. Também a luz das velas deixava ver alguma coisa, na reza do terço, no mês de Maria, à noitinha.

Nota: Por lapso, não publiquei este texto no dia 1 de novembro. 

O Galafanha fica para a história

Este meu blogue vai continuar no ciberespaço para memória futura. Poderá sempre ser consultado. A partir de hoje, passarei a estar apen...