quinta-feira, 8 de novembro de 2012

AVEIRO: Jornadas de História Local

Antiga Capitania, 23 de novembro


Gastronomia regional e alimentação


As Jornadas de História Local e Património Documental realizam-se no próximo dia 23 de novembro, das 9.30 às 17.00 horas, no edifício da antiga Capitania de Aveiro. 
Organizadas pela Autarquia Aveirense e pela Associação para o Estudo e Defesa do Património Natural e Cultural da Região de Aveiro, as Jornadas de História Local e Património Documental serão subordinadas ao tema da gastronomia regional e alimentação. 
As inscrições estão abertas na Biblioteca Municipal de Aveiro sita no Largo Dr. Jaime Magalhães Lima, 3800-156 Aveiro, cserodio@cm-aveiro.pt, telefone 234 400 320 ou fax 234 400 345. As inscrições são gratuitas. 
Integrada na missão de valorizar o património documental da região de Aveiro, para desse modo preservar a memória coletiva da comunidade local, esta é a sexta edição das Jornadas de História Local e Património Documental. 

Fonte: Portal da CMA

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Álvaro Garrido escreve sobre a Mútua dos Pescadores



«Novo livro do consultor do Museu Marítimo de Ílhavo é dedicado aos 70 anos desta seguradora, que mantém uma forte ligação às comunidades costeiras»

Por Carla Real


«O livro do consultor do Museu Marítimo de Ílhavo, Álvaro Garrido, dedicado aos 70 anos da Mútua dos Pescadores, será apresentado, no sábado, em Peniche. Esta biografia da Mútua dos Pescadores destina-se a comemorar a vida de uma empresa, hoje cooperativa de utentes de seguros, que desenvolve a sua missão económica com fortes preocupações de responsabilidade social.»

Li no DA

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

As Portas d'Água outra vez





Hoje publico mais uma foto das Portas d'Água, de saudosa memória. O progresso, quer queiramos ou não, tem as suas leis, independentemente da vontade do povo. E assim nasceu o Porto de Aveiro, cujo contributo para o progresso da região e do país é indiscutível. Esta foto, da minha autoria, regista a presença da minha mulher, a Lita, e de três filhos, o Fernando, o Paulo e Pedro. A Aidinha não sei onde estaria.


- Posted using BlogPress from my iPad

domingo, 4 de novembro de 2012

TECENDO A VIDA UMAS COISITAS - 315

PITADAS DE SAL – 45 



EMBARCAÇÕES 

Caríssima/o: 

Curiosamente o sal tem andado por aí e foi-nos ocupando uns largos meses; podemos dizer: safra comprida. Apetece uma pausa… E nada melhor que um passeio pelos canais da nossa Ria. Quem já um dia sentiu a aragem cortante nas orelhas ou a frescura da água rasgada pelo pé deslizante fora de borda não deseja outro «comprimido» para combater a fadiga e o cansaço. 
Felizes éramos nós que podíamos dispor de duas embarcações que o Tio António confiara à guarda do nosso Pai: não havia que enganar, perdidos e achados, “navegávamos” governados pela estrela da ilusão. E lá íamos! Quando fiz o exame da quarta classe [!], meu irmão (5 anos mais velho do que eu, já um rapaz espigadote…), quis oferecer-me algo de especial que nem eu, nessa ocasião, nem os meus amigos hoje podemos imaginar. «Vens comigo… e logo se vê!» E vi: o bote estava preparado… 
O melhor é dar a palavra ao Artur. Diz ele:


sábado, 3 de novembro de 2012

Efeméride: Luz elétrica na igreja matriz


1 de novembro de 1939

Igreja matriz, inaugurada em 14 de janeiro de 1912


Inauguração da luz elétrica na igreja matriz


Em 1 de novembro de 1939, Dia de Todos os Santos, foi inaugurada a luz elétrica na igreja matriz da Gafanha da Nazaré. Quem o afirma é o padre João Vieira Rezende, na sua Monografia da Gafanha. Acrescenta que a Gafanha da Nazaré passou a ter energia naquele ano, e que a rede importou em 95 000$00 [475 € nos dias de hoje]. 
Embora não diga mais, devemos lembrar que esse melhoramento se ficou a dever à constituição da Cooperativa Elétrica da Gafanha da Nazaré, cuja história é por demais conhecida. 
Já agora, podemos levar a nossa imaginação até antes daquela data, lembrando que a igreja matriz apenas podia ser iluminada pelas velas nas missas matutinas, as chamadas missas da manhã, celebradas a tempo de os marnotos e outros trabalhadores poderem seguir para os seus trabalhos que, mesmo aos domingos e dias santos, tinham de ser feitos. Também a luz das velas deixava ver alguma coisa, na reza do terço, no mês de Maria, à noitinha.

Nota: Por lapso, não publiquei este texto no dia 1 de novembro. 

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Porto de Aveiro: Foto em Destaque

Foto de Guilherme Lima, de Vagos




"Trabalho participante no Concurso de Fotografia “Porto de Encontro”, promovido, em 2007, pelo Porto de Aveiro, no âmbito das comemorações do Bicentenário da Abertura da Barra de Aveiro.
(...)
Das centenas de fotografias participantes, seleccionaram-se seis dezenas que integraram a exposição “Porto de Encontro”, patente na Casa da Cultura de Aveiro, e inaugurada a 15 de Novembro de 2008.
A exposição contou com o apoio da Câmara Municipal de Aveiro e do Núcleo de Arquitectos de Aveiro."
Li aqui
- Posted using BlogPress from my iPad

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Dia de Todos os Santos


Maria Donzília Almeida

Comemora-se, hoje, o dia 1 de Novembro, Dia de Todos os Santos.
Como costumava ser um dia feriado, este ano será o último do calendário, é habitual a romagem aos cemitérios, neste dia, numa homenagem prestada aos que já partiram.
Este ano, o Zé não fez a sua habitual visita aos familiares, nomeadamente à Luz dos seus olhos, que se apagou, como as Twin Towers americanas, nesse mesmo dia, passados sete anos. Até nisso houve sintonia entre ambos, já que a data do 11 de Setembro é tão cara ao Zé! Este encontra-se, no momento, a travar uma batalha pela vida, nas mãos de bons profissionais de saúde. O que ainda restou dum decrépito ou moribundo SNS. Dessa luta há-de sair vitorioso, como aliás, de muitas que travou, ao longo da vida. Vem aí o Natal e a reunião da família que dos USA virá juntar-se aos residentes nestas paragens. O Zé tem apego à vida e usará todas as forças que Deus lhe der, para ser mais uma vez ganhador! E ele sabe, todos sabemos... que Deus é generoso!
Mas, seguindo as tradições ancestrais da família, a sua prole cumpriu a visita anual e fez esta observação: a lápide que o Zé escolheu para o jazigo da sua companheira de jornada, atesta, inequivocamente, a devoção que ele tem pelo grande poeta da língua portuguesa - Luís de Camões! Sem procurar o conselho de ninguém, (p'ra quê?), numa inspiração baseada na lírica camoniana, brotou-lhe da alma a seguinte dedicatória:

Para alguns será plágio, mas esta palavra não se coaduna com a personalidade do Zé: a sua honestidade, a sua humildade e os valores que sempre defendeu. Este, apenas, demonstrou mais uma vez, a sua filiação no clube dos admiradores, não direi na Confraria Camoniana, pois esta também já conheceu melhores dias! Não precisa de cartão de sócio, para se afirmar como militante do partido da cultura e defensor do valor que é a Língua Portuguesa!
Só mais um aparte: além da obra épica, o Zé também leu a lírica de Camões!

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Grande Prémio de Atletismo Terra Nova











Fonte: Agenda Viver em... da CMI


- Posted using BlogPress from my iPad

Lugre Ilda liga Porto de Aveiro e Ilhas

Naufrágio do lugre Ilda




«Carta de Daniel da Silva, proprietário do Lugre Ilda, que efetua a carreira entre o Porto de Aveiro e as ilhas, enviada à Junta Autónoma da Ria e Barra de Aveiro, dando conta dos elevados custos das taxas de reboque praticados pelas empresas de rebocadores do Porto de Aveiro, em comparação com os valores praticados nos outros portos nacionais, e participando a falta de cumprimento dos serviços contratados com o Rebocador Furão - Angra do Heroísmo, em 30 de Junho de 1934 – [4] f. , 27,6 cm.»

Ler mais aqui e aqui

domingo, 28 de outubro de 2012

A Barca da Junta

Por Ana Maria Lopes,
no Marintimidades





"Há um bom par de meses que não estava uma tardada, agradável e profícua, com o Amigo Marques da Silva, «naquelas» suas visitas à Gafanha.
O mês de Agosto com a família e, sobretudo, as crianças, pela Costa Nova, não facilita estes encontros. São férias de Verão da avó e da criançada.

Mas, ontem, aconteceu, e de lá vim quase às oito horas da tarde. Pôr as conversas e os conhecimentos em dia e, principalmente, observar, apreciar, fotografar a bela miniatura com que o meu amigo se presenteou – A barca da Junta. Melhor do que tudo, é ler o texto que também escrevinhou."

Ler mais aqui

- Posted using BlogPress from my iPad

TECENDO A VIDA UMAS COISITAS - 314


PITADAS DE SAL – 44 



A SEMENTEIRA DO SAL 
E A CAÇA AOS GAFANHOTOS 

Caríssima/o: 

Pois aí fica mais um conto popular; este terá o condão de nos fazer sorrir… com a vantagem de ter um final feliz! 

«Passando por Fajão um almocreve que vendia sal, logo lho compraram e semearam como se semeassem centeio. 
Passou-se muito tempo, e como o sal não nascesse, tomaram a resolução de esperar o homem que lhes tinha vendido o sal. 
Chegado a aparecer, os homens perguntaram-lhe, indignados, que lhes tinha ele vendido, pois tinham semeado o sal e ele não nasceu. 
Disse-lhes então o vendedor: 
— Pois vocês deixaram-no comer aos gafanhotos! 
E foi o que lhe valeu, dar esta desculpa. 
De facto, antigamente havia muitos gafanhotos e, de tempos a tempos, vinham mesmo pragas de gafanhotos que roíam as hortas e tudo. De modo que os de Fajão resolveram juntar-se e fazer-lhes uma batida. 
Armaram-se de espingardas e foram para os campos onde os gafanhotos andavam, para lhes darem caça. 
A certa altura um gafanhoto saltou e foi poisar-se no peito do Pascoal. O Pascoal viu que tinha o gafanhoto poisado no peito, e então não falou, para não espantar a caça, mas fez sinal a outro caçador, e apontou com o dedo para onde estava o gafanhoto. O outro vai e aponta a arma ao gafanhoto. Claro está que o Pascoal caiu também, como morto. Mas por sorte não morreu, porque o tiro era fraco.» [Narração de António Lucas - Contos de Fajão - Recolha de Monsenhor Nunes Pereira - Edição do Museu Antropológico de Coimbra] 

Manuel 

sábado, 27 de outubro de 2012

O ilhavense Afonso Duarte ganha bolsa






Afonso Duarte, investigador ilhavense, foi premiado com uma bolsa superior a 60 mil euros, para desenvolver um método de estudo das proteínas envolvidas na respiração celular
Afonso Duarte formou-se na Universidade de Aveiro e, actualmente, é investigador do Instituto de Tecnologia Química e Biológica (ITQB, sedeado em Oeiras). foi um dos contemplados em 2012 com uma bolsa “Marie Curie Career Reintegration Grant”.

Nota: Foto do DA

Li no DA

- Posted using BlogPress from my iPad

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Obras no Porto de Aveiro - 1934

Colocação de blocos num paredão





Fonte: Porto de Aveiro

- Posted using BlogPress from my iPad

Rua Almeida Garrett, a minha rua



Moro na Rua Almeida Garrett. Já foi ou ainda é travessa Almeida Garrett. Também foi Almeida Garret e Almeida Garrett ao mesmo tempo. Com erro, só com um “t”. De qualquer modo, e apesar do erro que engana quem nunca ouviu falar ou escreveu correctamente o nome de um grande vulto das nossas letras, gosto dela, porque a vi nascer. É uma rua direita e tranquila. Todos os vizinhos são amigos e gente muito boa.
Quando eu era menino era um caminho de areia por onde circulavam os carros de vacas carregados de esterco ou de moliço a caminho das terras de cultura. No regresso vinham com erva, milho, feijões e batatas. As alfaias agrícolas ocupavam o seu espaço. E ainda havia lugar sentado para quem ia ou vinha dos campos. O gado estava tão treinado que até conhecia, sem qualquer indicação do condutor, os caminhos das terras e de casa.
O rodado dos carros tornava duro o caminho. Mas no inverno a água da chuva complicava a vida às pessoas e aos animais. Ao lado do caminho, do nascente, havia uma vala-mestra. Chama-se vala-mestra porque recebia águas pluviais de outras valas mais pequenas.

Costa Nova com ria a seus pés


Encontrei esta foto nos meus arquivos, durante uma limpeza geral. Mostra-nos como a ria a seus pés permite registos que permanecem indelevelmente nas nossas retinas. Ela aqui fica nesta tarde de sol, neste momento, mas que faz  adivinhar uma noite de chuva e vento. Oxalá que não.

O Galafanha fica para a história

Este meu blogue vai continuar no ciberespaço para memória futura. Poderá sempre ser consultado. A partir de hoje, passarei a estar apen...