domingo, 30 de setembro de 2012

Jacinta em Entrevista ao XpressingMusic






«O XpressingMusic foi ao encontro de uma das vozes portuguesas mais respeitadas em todo o mundo. Jacinta foi referida por José Duarte como “a cantora de jazz portuguesa”. A sua voz é inconfundível e detentora de um timbre que nos passa emoção e uma sensação de “porto seguro” aliada à sua inquestionável solidez técnica e à garra inerente às suas interpretações.

XpressingMusic (XM) – Jacinta, não é muito comum no percurso de uma cantora de jazz a aprendizagem musical começar pelo estudo da música clássica em piano e composição. Considera que esta fase do seu percurso pode estar na base da sua singularidade enquanto cantora?

Jacinta (J.) – Sim. Apesar de me ter afastado do jazz mais abstrato que comecei a fazer no início da minha carreira, creio que se nota no meu tipo de música as minhas bases de “música exata” ou música clássica, como vulgarmente se chama. Tenho preciosismos, às vezes, para além de alguns estilos jazzísticos mais soltos que, penso, poderão afectar positivamente o resultado musical dos meus projetos.»

Ler a entrevista aqui

TECENDO A VIDA UMAS COISITAS - 310

PITADAS DE SAL  – 40



LÁGRIMA DE PRETA 

Caríssima/o:

Domingo de poesia. Pode pensar-se que o sal nem dá boa rima: tanto suor e tanta dor!
Mas pela mão de António Gedeão alcança-se o sonho e encontra-se o amor!
Muitos já foram convidados para analisar a lágrima; para um ou outro será uma primeira recolha; entremos no laboratório:

«Encontrei uma preta
que estava a chorar,
pedi-lhe uma lágrima
para a analisar.

Recolhi a lágrima
com todo o cuidado
num tubo de ensaio
bem esterilizado.

Olhei-a de um lado,
do outro e de frente:
tinha um ar de gota
muito transparente.

Mandei vir os ácidos,
as bases e os sais,
as drogas usadas
em casos que tais.

Ensaiei a frio,
experimentei ao lume,
de todas as vezes
deu-me o que é costume:

Nem sinais de negro,
nem vestígios de ódio.
Água (quase tudo)
e cloreto de sódio.»


António Gedeão

Pela cópia

Manuel

sábado, 29 de setembro de 2012

Festa em honra de Nossa Senhora da Saúde

Li no Diário de Aveiro




“Quem tiver fé na N.ª Sr.ª da Saúde,
não deixa de vir à Festa da Costa Nova”

Este é o segundo ano em que a festa em honra à padroeira da Costa Nova se realiza sem a típica feira, o que agrada à maioria da população local

Jornalista: Carla Real

A decisão de terminar com a feira conta com a concordância da maioria dos populares, que desaprovam o local onde decorria e a proporção que ia ganhando de ano para ano. “Só se a feira se realizasse no Relvado, junto à Ria, e fosse organizada por uma comissão que por ela se responsabilizasse e garantisse a sua regulação”, defendem os moradores.
Eunice Almeida, um dos elementos da Comissão de Festas deste ano, recorda que o incidente decorrido em 2010, que envolveu confrontos entre feirantes e moradores, foi “a gota de água” que determinou o fim da feira, que “estava, a cada ano, mais desregulada e a assumir dimensões astronómicas”. “E as pessoas não queriam a entrada de suas casas bloqueada com tendas, além de que, se fosse preciso, nem uma ambulância ali podia circular; já nem falando no lixo que ficava nas ruas quando a feira terminava”, reforça José Caçoilo, outro dos elementos da comissão, considerando que se perdia o sentido da festa religiosa.

:::::::::::::::::::::::::

Nota: As festas, entre. nós, são uma mistura do religioso e do profano. Sempre terá sido assim. Concordo com elas, por razões sociológicas. Mas temos de reconhecer que em muitos casos há exageros que se chocam com a honra devida aos patronos. Foi o que aconteceu na Costa Nova. Neste caso, a decisão de cancelar a parte profana da festa foi drástica e certa.
É claro que admito a hipótese de se estudar o assunto, restituindo ao povo a romaria, com regras rígidas, para se não fazer dela uma feira sem rei nem roque. O povo precisa de romarias, mas não de barracadas animadas por violências e atropelos à ordem pública e ao bem-estar de moradores e de romeiros.

FM

- Posted using BlogPress from my iPad

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Governo prepara novo regime de isenções nas Scut

Garante Ribau Esteves, presidente da CIRA





"O presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) revelou esta sexta-feira que o secretário de Estado da tutela lhe disse que o Governo “está a preparar um novo regime de isenções de portagens nas Scut”, vias sem custos para utilizador, para vigorar a partir de Janeiro."

Li aqui


- Posted using BlogPress from my iPad

Vitrais da nossa igreja matriz

Li no Timoneiro deste mês




- Posted using BlogPress from my iPad

Location:Rua Almeida Garret,Gafanha da Nazaré,Portugal

No Jardim Oudinot: Um cafezinho a olhar para a ria


Li no Timoneiro deste mês




Nota: Por lapso, diz-se no texto que se trata do Forte, quando, afinal, não passa de uma réplica da antiga Guarita. FM

- Posted using BlogPress from my iPad

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Dia Mundial do Mar - 27 de setembro

A UA e a economia do mar: o posicionamento da investigação na cadeia de valor da inovação



«O Dia Mundial do Mar, que se assinala hoje, 27 de setembro, motiva o texto de opinião de Joaquim Macedo de Sousa, gestor de Ciência e Tecnologia e investigador da Universidade de Aveiro. O investigador do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM) chama a atenção para a desproporção entre o consumo de peixe per capita, em Portugal, e a percentagem desse peixe que é produzido no país, algo que merece reflexão no contexto da atual situação económica. Por outro lado, alerta para o papel das universidades na inovação e expansão da economia do mar.»

Ler aqui


- Posted using BlogPress from my iPad


AVEIRO: Dia Mundial do Imigrante

No Cais da Fonte Nova


«No próximo domingo, dia 30 de setembro, durante todo o dia o Cais da Fonte Nova vai ser o palco das comemorações do Dia Municipal do Imigrante.
Organizado pela autarquia em colaboração com diversas entidades, será assinalado o Dia Municipal do Imigrante com vista à valorização das comunidades estrangeiras residentes no concelho de Aveiro dando visibilidade ao trabalho que desenvolvem.
Estas comemorações permitirão um melhor conhecimento das populações imigrantes do concelho através da realização de atividades promotoras da interculturalidade e facilitadoras da integração dos imigrantes na sociedade portuguesa em vários domínios, tais como, educação, sensibilização da opinião pública e participação na vida local.
As atividades irão decorrer durante todo o dia e integram mostra gastronómica, dança, teatro, música, exposição, workshops, entre outras ações.»

Li aqui


terça-feira, 25 de setembro de 2012

Parque Desportivo da Costa Nova

Obras vão começar 



 A obra de construção do novo Parque Desportivo da Costa Nova, na zona do antigo campo de futebol de onze, vai iniciar-se no próximo dia 15 de outubro de 2012. Avisa a CMI que todas as ocupações dos terrenos de domínio público marítimo que não forem retiradas até ao dia 14 de outubro de 2012, serão removidas pelas operações iniciais da referida obra, que também vai qualificar em termos ambientais a área em causa.

A nossa gente: Gabriel Ribau Nunes


Gabriel Ribau


A nossa terra (como as demais) foi feita por todos os que aqui nasceram e pelos que a  adotaram  como sua. Por norma, fala-se muito dos que exerceram cargos políticos ou que desenvolveram atividades profissionais, sociais, culturais, religiosas ou outras com certo destaque. Mas há imensa gente que, muitas vezes no anonimato, deram e continuam a dar contributos meritórios Hoje apresento aos meus leitores um amigo que vive a sua viuvez com a coragem necessária, evocando o seu passado e presente com serenidade. Aceita, no fundo, a vida tal como ela é. 

Ver aqui

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Rotary de Ílhavo promove Espetáculo Musical

Centro Cultural de Ílhavo - 4 de outubro, 21.30 horas



O Rotary Club de Ílhavo promove no próximo dia 4 de outubro, pelas 21:30 horas, no Centro Cultural de Ílhavo, um Espetáculo Musical cuja receita reverte para as Instituições Lar de S. José (Património dos Pobres de Ílhavo) e Santa Casa da Misericórdia de Ílhavo, entidades que atravessam neste momento grandes dificuldades financeiras para poderem socorrer quem mais necessita. 
Aliando no mesmo serão a solidariedade, o canto e a música assegurados por grupos que garantem desde logo um espetáculo de qualidade e até alguma irreverência, esta é mais uma forma que o Rotary Club de Ílhavo encontrou para colaborar com Instituições que atravessam também elas momentos muito difíceis. 
Este evento pretende ser um apelo a uma maior consciencialização de todos, quer para os graves problemas que assolam as Instituições de Solidariedade em geral, quer para a necessidade de todos os recursos financeiros disponíveis, e que são cada vez mais escassos, serem por elas geridos com o máximo de aproveitamento, na valorização da qualidade de vida e da dignidade humana. 
Os grupos presentes neste espetáculo musical são o Orfeão da Santa Casa da Misericórdia de Ílhavo, Orfeão de Vagos e a Orquestra Ligeira de Vagos. 

Carlos Duarte

Traineira Alzirinha para passeios turísticos

Por Ana Maria Lopes


Traineira Alzirinha

No Diário de Aveiro de 19 de Setembro, tive conhecimento que dois empresários da região acabam de adquirir e recuperar uma antiga traineira da pesca dasardinha com vista a promover passeios turísticos na ria e no mar. A ideia de Michael Pereira e Carlos Nogueirinha passa por apostar num produto diferente e diferenciado para grupos ou turistas individuais. O único problema é que várias portas se têm fechado a estes empresários. Em toda a laguna aveirense, ainda não lhes foi disponibilizado um cais para poderem exercer a sua actividade turística. 

Ver mais aqui

domingo, 23 de setembro de 2012

Tecendo a vida umas coisitas – 309

PITADAS DE SAL – 39 



O CALDO DE PEDRA 

Caríssima/o: 

Quem não conhece este conto? 
Certamente não é novidade para ninguém… Agora que tem a ver com o sal? 
Acompanhemos o Frade: 

«Um frade andava no peditório. Chegou à porta de um lavrador, mas não lhe quiseram aí dar nada. 
O frade estava a cair de fome e disse: 
- Vou ver se faço um caldinho de pedra. 
E pegou numa pedra do chão, sacudiu-lhe a terra e pôs-se a olhar para ela, como para ver se era boa para um caldo. 
A gente da casa pôs-se a rir do frade e daquela lembrança. Diz o frade: 
- Então nunca comeram caldo de pedra? Só lhes digo que é uma coisa muito boa. 
Responderam-lhe: 
- Sempre queremos ver isso. 
Foi o que o frade quis ouvir. Depois de ter lavado a pedra, pediu: 
- Se me emprestassem aí um pucarinho... 
Deram-lhe uma panela de barro. Ele encheu-a de água e deitou-lhe a pedra dentro. 
- Agora, se me deixassem estar a panelinha aí, ao pé das brasas... 
Deixaram. Assim que a panela começou a chiar, disse ele: 
- Com um bocadinho de unto é que o caldo ficava a primor! 
Foram-lhe buscar um pedaço de unto. Ferveu, ferveu, e a gente da casa pasmada com o que via. 
O frade, provando o caldo: 
- Está um nadinha insosso. Bem precisa duma pedrinha de sal. 
Também lhe deram o sal. Temperou, provou e disse: 
- Agora é que, com uns olhinhos de couve, ficava que até os anjos o comeriam. 
A dona da casa foi à horta e trouxe-lhe duas couves. O frade limpou-as, ripou-as com os dedos e deitou as folhas na panela. Quando os olhos já estavam aferventados, arriscou: 
- Ai! Um naquinho de chouriça é que lhe dava uma graça!... 
Trouxeram-lhe um pedaço de chouriço. Ele pô-lo na panela e, enquanto se cozia, tirou do alforge pão e arranjou-se para comer com vagar. O caldo cheirava que era um regalo. 
Comeu e lambeu o beiço. 
Depois de despejada a panela, ficou a pedra no fundo. 
A gente da casa, que estava com os olhos nele, perguntou-lhe: 
- Ó senhor frade, então a pedra? 
- A pedra... Lavo-a e levo-a comigo para outra vez. 
E assim comeu onde não lhe queriam dar nada.» 

Teófilo Braga - Contos Tradicionais Portugueses 

Manuel

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Primeiro relógio da igreja matriz

Recordei no meu Pela Positiva, para memória futuro, um subsídio para a história da nossa igreja matriz, ou seja, a doação do primeiro relógio e um sino. Ver aqui

O Galafanha fica para a história

Este meu blogue vai continuar no ciberespaço para memória futura. Poderá sempre ser consultado. A partir de hoje, passarei a estar apen...