segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Dia de Aveiro sem carros no passeio!


«No âmbito da Semana Europeia da Mobilidade, a Câmara Municipal de Aveiro está a promover o “Dia de Aveiro sem carros no Passeio!” a 22 de setembro.
Organizadas pela Autarquia, as ações do dia 22 de setembro estão relacionadas com a sensibilização dos cidadãos para que, nas suas deslocações, usem menos o seu carro e servem ainda para alertar para o estacionamento abusivo.
Neste sentido, e seguindo a mensagem do “Ative Access” de promover a mudança do comportamento dos cidadãos pela alteração da sua perceção sobre a pedonalidade, pela sensibilização e experimentação da mobilidade ativa, o “Dia de Aveiro sem carros no Passeio!” consistirá num dia de tolerância zero a quem abusa dos peões e estaciona em cima dos passeios e passadeiras.»

Li aqui

A Senhora dos Navegantes, em procissão lagunar

Por Ana Maria Lopes




Não deixemos de comparar. No ano passado debaixo de uma nortada levada da breca, assistimos à passagem da procissão da Senhora dos Navegantes, à ressaca da «ponte» de um arrastão costeiro, na Gafanha da Nazaré. Apesar do frio, tivemos a oportunidade de apreciar a procissão, calmamente, que nos pareceu, talvez, pela perspectiva, bastante mais bem organizada.

Ler tudo aqui


- Posted using BlogPress from my iPad

domingo, 16 de setembro de 2012

Tecendo a vida umas coisitas - 308


PITADAS DE SAL – 38 



LÍNGUA DE SAL E DITOS DE MARINHA 

Caríssima/o: 

Como estamos no início de um novo ano escolar, creio que não ficará mal fazer um pequeno exercício de imaginação, pondo à prova os conhecimentos «culinários» e das marinhas. Por questão de arrumação, respeitemos a ordem alfabética de alguns termos e expressões da área vocabular das marinhas de sal: 

Alimentar o mandamento; Amanhar o mandamento; Amanhar a marinha; Alimentadores; 
Balde; 
Cabeça de carneiro; Cabrita; Caldeirões; Caldeiros; Comedorias; 
Desmamar; 
Enjoo; 
Meter água; Molhaduras; 
Regar o mandamento; 
Salgar; Sustentar a marinha; 
Talhos; Tomar água; Travessas. 

Para amenizar um tudo nada, alguns ditados populares: 

Quem come salgado, bebe dobrado. 
Peixe podre, sal não cura. 
Grande vai o mal, na casa onde não há pão, nem sal. 
Panela sem sal - faz de conta que não tem manjar. 
A comida sem sal, a doentes, não faz mal 
A comida sem sal nem sabe bem nem mal.

E, por último, não levem a mal que inclua a “explicação” de apenas três desses itens: 

Balde - Espécie de pá de madeira e ferro, com 1,15 m. de comprimento; usa-se para compor o torrão e remover as lamas. 

Cabeça de carneiro - Alfaia com 1,2 m. de comprimento, formada por um cabo, tendo, na extremidade, uma peça em forma de prisma com três lados, dos quais um é arredondado; serve para abrir as canejas. 
O mesmo que Canejeiro. 

Cabrita - Ancinho com um cabo de 1,75 m. e, mais ou menos, 30 dentes curtos, em madeira, que, quando se partem, são, por vezes, substituídos por cavilhas de ferro, de igual tamanho; emprega-se para envieirar o moliço, que se desenvolve durante o Outono e o Inverno. 

Manuel

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Desafios do Mar Português

Amanhã, 15 de setembro. Entrada livre




- Posted using BlogPress from my iPad

S. Paio da Torreira

Ainda o S. Paio...8 de Setembro de 2012


Chinchorro RAQUEL


No último sábado, 8 de Setembro, o programa foi de arromba. Desde a missa campal, procissão de longo trajecto e muita devoção, às corridas de bateiras à vela e chinchorros, havia para todos os gostos. Já que lá estávamos, apesar das nossas conhecidas preferências, mas poucas forças, resolvemos assistir a todos os eventos.
Mas, a bem dizer, as bateiras à vela, em competição lagunar, trespassaram-nos a alma, redimensionando a paisagem. Não havia palavras.
Momentos raros como estes permitem-nos ver as bateiras, tipocaçadeira, com todos os apetrechos para velejar – mastro, verga, vela, todo o cordame necessário, tostes e leme.

Ver mais aqui

Nota: Texto e fotos do Marintimidades, de Ana Maria Lopes

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Biblioteca de Ílhavo alberga livros e os nossos sonhos



(Foto cedida gentilmente pela BMI)

A Biblioteca Municipal de Ílhavo (BMI) assinalou no passado dia 11 de setembro o seu 7.º aniversário, havendo boas razões para o fazer, já que este equipamento tem desenvolvido uma profícua ação cultural no concelho e na região. Paralelamente, tem promovido trabalhos, consultas, divertimento, convívio e formação, o que a situa numa excelente posição de referência, no âmbito da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas. 
A celebração deste aniversário saiu enriquecida pelo lançamento de dois livros: “Capuchinho Vermelho: histórias secretas e outras menos”, coletânea de contos coordenada por José António Gomes e Sara Reis da Silva; e “De capuz, chapelinho ou gorro: recriações de O Capuchinho Vermelho na Literatura Portuguesa para a infância”, de Sara Reis da Silva.

Almoço de confraternização

Por Maria Donzília Almeida 

Rainha

Decorreu, hoje, na cidade vizinha, o almoço na corte do AEGE (Agrupamento de escolas da Gafanha da Encarnação). O restaurante Gafanhão foi pequeno para albergar tantos cortesãos do reino vizinho, que passaram a fronteira, para vir à cidade! 
Cumprindo aquilo que já vem sendo tradição, um grupo de professores, desta vez o DCSH (Departamento de Ciências Sociais e Humanas), organizou o primeiro almoço de confraternização do corpo educativo da nossa escola, como inauguração de mais um ano letivo. 
Apesar do início deste ano ser marcado por grandes mudanças na organização e dinâmica da vida escolar, o que por si só, esmoreceria os ânimos dos professores, isso não aconteceu. Há que contrariar a fatalidade!

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Abertura do ano académico na Universidade Sénior


Ribau Esteves aprecia produtos colhidos na quintinha da US

Toda a gente tem capacidades
 para se ocupar de forma saudável 

«Que toda a gente saiba que existem horas e dias a utilizar; que toda a gente tem gostos e capacidades para se ocupar de forma saudável e útil para si próprio e para os outros.» Este foi um alerta feito pelo presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, Ribau Esteves, na abertura do ano académico da Universidade Sénior (US) da Fundação Prior Sardo (FPS), que teve lugar no dia 10 de setembro, na sede daquela instituição, em Remelha, Gafanha da Nazaré. 
O autarca ilhavense realçou a importância da US no contexto municipal, sublinhando que se trata de «uma aposta diferente», sendo uma mais-valia «nestes tempos de crise e de dificuldades». A este propósito, Ribau Esteves referiu que, face à situação concreta em que todos vivemos, de nada vale «chorar», porque dessa forma «não resolvemos problema nenhum». O importante «é sair à rua, lutar, arranjar parceiros para nos ajudarem a gerir e a ultrapassar os nossos problemas», disse. E explicou: «São as tais estratégias de eficiência coletiva.»

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

7.º Aniversário da Biblioteca Municipal de Ílhavo






"A Biblioteca Municipal de Ílhavo assinala amanhã, dia 11 de Setembro, o seu 7.º Aniversário. Nestes seus 7 anos de vida, este equipamento cultural do Município de Ílhavo, tem vindo a afirmar-se como um local de cultura, trabalho, consulta, divertimento, convívio e formação, sendo já uma referência na Rede Nacional de Bibliotecas Públicas.
​Dotada de óptimas condições de utilização, a Biblioteca Municipal de Ílhavo, e numa vertente material, insere-se num edifício cujo design arquitectónico foi já reconhecido a nível internacional.
​Na passagem deste seu sétimo aniversário, a BMI conta já com 6.389 utilizadores inscritos, tendo registado até à data um total de 123.398 empréstimos, verificando-se uma procura crescente de utilizadores do espaço.
Durante o mês de Setembro está a decorrer na BMI a Feira do Livro, oportunidade excelente para enriquecimento do espólio de cada um, com a aquisição de novos Livros.
O sétimo aniversário da inauguração da BMI será assinalado com as seguintes actividades:"

domingo, 9 de setembro de 2012

Tecendo a vida umas coisitas - 307

PITADAS DE SAL – 37 



A ALIMENTAÇÃO DOS MARNOTOS E SEUS MOÇOS 

Caríssima/o: 

E haverá certa curiosidade em saber como se alimentariam os marnotos e os respetivos moços; contudo, os alimentos e a confeção não andariam longe dos hábitos e costumes da população em geral. Se não, veja-se algo do que está escrito:

«Findo este trabalho, o moço mais velho que era habilidoso a cozinhar, foi tratar da bacalhoada, enquanto eram ultimados outros serviços. 
Agora, enquanto o tabuleiro era amanhado, o pessoal aproveitava para almoçar. 
A comida era despejada do panelão, numa travessa grande, e todo o pessoal comia dessa travessa. Cada um pegava no seu garfo, partia um pedaço de boroa e toca a comer, que a manhã tinha sido de muito trabalho e tinha puxado pelo corpo… 
No final da refeição, aquele que não estivesse satisfeito, pegava num bocado do miolo da boroa que tivesse sobrado, e fazia migas no resto do caldo da bacalhoada. Era saboroso. Mas, azar! Não tínhamos trazido colheres. Só uma colher grande de pau, que serviu para mexer a comida enquanto era cozinhada, e para prová-la, para saber se estava bem temperada. Não faz mal. 
- Come um de cada vez e anda à roda, foi o alvitre! 
Assim fizemos, e não constou que alguém tenha adoecido!» [Ângelo Ribau Teixeira, em O Sonho]

sábado, 8 de setembro de 2012

Porto de Aveiro: Viajando pela história

Bacalhoeiro de pesca à linha «Conceição Vilarinho» 



Foi construído na Suécia em 1947 como navio de carga em ferro e adquirido por um armador português em Inglaterra. 
Mudando o seu nome original de “Bury” para “Conceição Vilarinho”, em 1951 faz a sua primeira campanha ao bacalhau, depois de diversos trabalhos de adaptação à pesca. 
Em 1975, tempo de mudanças, passou à pesca por redes de emalhar e terminou os seus dias em 1990.

Li aqui

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Para a história do Porto de Aveiro






"Participação do guarda n.º 7, Elísio José Monteiro, a relatar o desaparecimento da tabuleta a proibir o trânsito de veículos, à entrada do molhe sul, na noite de 25 para 26 de Dezembro de 1931 - Forte da Barra, em 31 de Dezembro de 1931.
Participação do guarda n.º 7, Elísio José Monteiro, a relatar o desaparecimento da tabuleta a proibir o trânsito de veículos, à entrada do molhe sul, na noite de 25 para 26 de Dezembro de 1931 - Forte da Barra, em 31 de Dezembro de 1931.
Segundo averiguações a placa informativa ainda se encontrava no local pelas 11h da noite como comprovou o cantoneiro n.º 2, Joaquim Barbosa. Foi identificado como suspeito do furto o grupo que passou no local durante a noite vindo da Taberna do Forte da Barra: Manuel José Pinho reis, casado, banheiro e residente no Farol; Manuel Gandarinho, casado, Padeiro, residente na freguesia da Gafanha da Nazaré e João Casqueira, solteiro, padeiro, residente na Gafanha do Carmo.
No canto superior direito apresenta inscrição, a vermelho, do n.º 291. Apostos dois carimbos: "recebido em 31 de Dezembro de 1931" e “Apresentado em sessão de 9 de Janeiro de 1932". Partes do texto com sublinhado a vermelho. Capa do processo com inscrição: "Participações do guarda Elísio José Monteiro referentes a diversos assuntos." Folha com dois furos para arquivo do processo."


Li no PORTO DE AVEIRO


- Posted using BlogPress from my iPad

Meia Desfeita de Bacalhau

Li na agenda "Viver em..." da CMI







- Posted using BlogPress from my iPad

Maior Idade - Viver Solidário





"A Câmara Municipal de Ílhavo vai levar a efeito a edição 2012 da Maior Idade/Viver Solidário, de 10 a 16 de Setembro, realizando-se este ano pela décima quarta vez e como corolário das atividades desenvolvidas ao longo do ano com os Nossos Maiores.
Assim sendo, a CMI convida toda a população a participar nas diversas iniciativas do programa, nomeadamente para a Assinatura dos Protocolos relativos à ativação do Fórum Municipal da MaiorIdade e a apresentação da Revista “Maior Idade – a Nove”, que irá decorrer no dia 10, segunda-feira, assim como para a Inauguração da Feira/Exposição “Viver Solidário”, que este ano irá decorrer no Jardim Oudinot, na Gafanha da Nazaré, de 14 a 16 de Setembro."

Ver Programa


- Posted using BlogPress from my iPad

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Exposição Canina-Felina em Aveiro



«Sete centenas de animais de companhia marcam presença no próximo fim-de-semana, 8 e 9 de Setembro de 2012, no Parque de Exposições de Aveiro. A 4ª Exposição Canina Internacional de Aveiro conta com 540 cães inscritos e a 4ª Exposição Felina Internacional de Aveiro apresenta 160 exemplares.
Dos 540 cães inscritos, a raça com maior presença é a “Golden Retrevier”, sendo os exemplares oriundos de vários países europeus.
A par do concurso, realizam-se exposições especializadas das raças Boxer e Cão São Bernardo, a 13ª exposição monográfica do Cão Pastor Belga, provas de agility e uma prova de trabalho do Cão de Água Português.»

Pode ler mais aqui

O Galafanha fica para a história

Este meu blogue vai continuar no ciberespaço para memória futura. Poderá sempre ser consultado. A partir de hoje, passarei a estar apen...