- Posted using BlogPress from my iPad
sexta-feira, 24 de agosto de 2012
quarta-feira, 22 de agosto de 2012
11.º Aniversário do Navio Museu Santo André
Amanhã, 23, com entradas gratuitas

A edição 2012 do Mar Agosto continua a fazer parte da vida do Município de Ílhavo, com momentos diversificados de Música, Cultura, Desporto e, acima de tudo, de festa e convívio.
Desta vez uma nota especial para as Comemorações do 11.º Aniversário da Inauguração do Navio Museu Santo André, amanhã, dia 23 de Agosto, onde será possível visitar o Navio gratuitamente entre as 10h00 e as 18h00, conhecendo as características de uma embarcação de Pesca de Bacalhau, bem como toda a história associada a essa Nobre Arte, percebendo o processo e os mecanismos de cura do Bacalhau.
Pelas 18h30 será feita a entrega dos prémios do Concurso de Fotografia “Olhos sobre o Mar”, ficando os melhores trabalhos expostos.
Fonte: CMI
Legenda da foto: Fernando Martins (filho primogénito) com mãe Lita, no Navio-museu Santo André.
- Posted using BlogPress from my iPad
A edição 2012 do Mar Agosto continua a fazer parte da vida do Município de Ílhavo, com momentos diversificados de Música, Cultura, Desporto e, acima de tudo, de festa e convívio.
Desta vez uma nota especial para as Comemorações do 11.º Aniversário da Inauguração do Navio Museu Santo André, amanhã, dia 23 de Agosto, onde será possível visitar o Navio gratuitamente entre as 10h00 e as 18h00, conhecendo as características de uma embarcação de Pesca de Bacalhau, bem como toda a história associada a essa Nobre Arte, percebendo o processo e os mecanismos de cura do Bacalhau.
Pelas 18h30 será feita a entrega dos prémios do Concurso de Fotografia “Olhos sobre o Mar”, ficando os melhores trabalhos expostos.
Fonte: CMI
Legenda da foto: Fernando Martins (filho primogénito) com mãe Lita, no Navio-museu Santo André.
- Posted using BlogPress from my iPad
terça-feira, 21 de agosto de 2012
Festival do Bacalhau com saldo muito positivo
Doze toneladas de bacalhau e seus derivados para 28 mil refeições, mais 200 mil visitantes, são números que explicam à saciedade a importância do Festival do Bacalhau, que se realizou entre 15 e 19 de agosto, no Jardim Oudinot, Gafanha da Nazaré, por iniciativa da Câmara Municipal de Ílhavo.
O êxito, ano a ano repetido, garante a próxima edição, agendada para
decorrer entre 14 e 18 do mesmo mês, em 2013.
Ver balanço da CMI aqui
- Posted using BlogPress from my iPad
"Juntos na solidariedade em Aveiro"
NO MUSEU DA CIDADE, ATÉ 26 DE AGOSTO

Está patente, até ao próximo dia 26 de Agosto, domingo, a exposição colectiva «JUNTOS NA SOLIDARIEDADE EM AVEIRO», no Museu da Cidade. Informa-se que no dia do encerramento haverá uma grande festa com música e poesia, em colaboração com o Grupo Poético de Aveiro. O tema será a Solidariedade e os declamadores serão Alice Sarabando, Madalena Oliveira, Zita Leal e Manuel Janicas (coordenação). O acompanhamento musical, estará a cargo de Carlos Pinto.
Os artistas presentes nesta colectiva organizada pela Fundação AMI são Acácio Rodrigues, Alexandra Madeira, Fernando Gaspar, Gervásio Aleluia, Maria José Baltazar, Orlando Pompeu, Sérgio Azeredo, Teresa Vilar e Tiago Paço.
Recordamos que se trata de uma exposição com cariz solidário.
- Posted using BlogPress from my iPad
Está patente, até ao próximo dia 26 de Agosto, domingo, a exposição colectiva «JUNTOS NA SOLIDARIEDADE EM AVEIRO», no Museu da Cidade. Informa-se que no dia do encerramento haverá uma grande festa com música e poesia, em colaboração com o Grupo Poético de Aveiro. O tema será a Solidariedade e os declamadores serão Alice Sarabando, Madalena Oliveira, Zita Leal e Manuel Janicas (coordenação). O acompanhamento musical, estará a cargo de Carlos Pinto.
Os artistas presentes nesta colectiva organizada pela Fundação AMI são Acácio Rodrigues, Alexandra Madeira, Fernando Gaspar, Gervásio Aleluia, Maria José Baltazar, Orlando Pompeu, Sérgio Azeredo, Teresa Vilar e Tiago Paço.
Recordamos que se trata de uma exposição com cariz solidário.
- Posted using BlogPress from my iPad
segunda-feira, 20 de agosto de 2012
Curiosidades sobre a Praia da Barra
Graça Oliveira escreveu um texto sobre a Praia da Barra, para o blogue da ADIG, que pode também ser lido aqui.
domingo, 19 de agosto de 2012
Tecendo a vida umas coisitas - 304
PITADAS
DE SAL – 34
CORRIDAS DE BATEIRAS
… E AS OLIMPÍADAS
Caríssima/o:
Terminado mais um dia de intensa faina
na marinha da Novazinha das Canas, o ti Manel Elviro deu as ordens devidas para
iniciarmos o regresso. Momento sempre ansiado por todos, cada um com as suas
razões e com o seu lugar e tarefa na bateira. Parece que ainda estou a ver:
chegados à Cale e aproados para atravessar, era certo ouvirmos o entusiasmo do
Ângelo:
- Ali vão eles! Aquilo é que é andar!
E, de fato, eles lá iam a remar como
valentes e a competir bateira com bateira; ele até sabia os nomes deles e as
marinhas que amanhavam…
Não admira[va], pois, que estes “[R]apazes fortes, rijos, queimados pelo sol
e curtidos pelo sal e pelo lodo, ei-los que durante anos ergueram bem alto o
nome do Galitos, nos jogos olímpicos de 1948 e 1952, competindo em remo”.
Era, sem dúvida, desta “escola” que
saíram os que “[E]m
1948 e em 1952, tripulações de sheel de 8 (remo) participaram nas Olimpíadas de
Londres e de Helsínquia, respetivamente. No conjunto, as duas englobaram 14
remadores dos quais apenas um não era marnoto. Estes desportistas juntavam à
resistência física adquirida na faina e à familiarização com os remos com que
moviam as bateiras nas deslocações diárias para as marinhas, no trajeto de ida
e no de volta, o treino específico. Como atletas ganharam a nível nacional e
ibérico 'tudo quanto havia para ganhar' ao longo de mais de uma década,
congregaram a dupla faceta de marnotos e de remadores. ...” [Énio Semedo, Ecomuseu do salgado
de Aveiro, 204]
Ora bem: em plena jornada olímpica o
Ângelo terminou a sua corrida. Enquanto correu, fez quanto lhe competia: puxava
e animava os outros para que não ficassem para trás!
Que o seu querer e o seu ser, nos
estimulem a não virarmos a cara ao nosso ouro olímpico!
Manuel
quinta-feira, 16 de agosto de 2012
quarta-feira, 15 de agosto de 2012
Homenagem ao Bacalhau com bom gosto
Ribau Esteves na abertura do Festival
O Festival do Bacalhau, que hoje se iniciou no jardim
Oudinot, insere-se nas Festas do Município, que têm por lema “Mar (a)gosto”, em
agosto, referiu na abertura do evento, no porão do Navio-museu Santo André, o
presidente da Câmara Municipal de Ílhavo (CMI), Ribau Esteves. O autarca frisou
que este ano as festas evocam os 75 anos do Museu Marítimo de Ílhavo, que está
a passar por melhoramentos significativos, da ordem dos quatro milhões de
euros.
Depois de lembrar que as Festas do Município já contaram com
a regata dos Grandes Veleiros, entre 3 e 6 de agosto, o presidente da CMI referiu
que o Festival do Bacalhau sucedeu às Tasquinhas de Ílhavo, de que foi grande
animador o professor Reigota, presidente do Rancho da Casa do Povo de Ílhavo.
«O professor Reigota deixou crescer as Tasquinhas, chegando ao Festival do Bacalhau;
e quem ama é quem deixa crescer», disse o autarca.
segunda-feira, 13 de agosto de 2012
Festival do Bacalhau para todos, com gastronomia de qualidade garantida
Numa terra que tem por lema “O Mar por Tradição” e que defende a ideia, legítima, de ser a “Capital do Bacalhau”, não podia faltar uma festa dedicada ao “fiel amigo”, que o foi, de verdade, em tempos que já lá vão. Hoje, o bacalhau não será assim tão fiel na mesa de uma família comum, porque se habituou ou o obrigaram a estabelecer-se na mesa das mais abastadas.
A festa, que é o Festival do Bacalhau, com organização da Câmara Municipal de Ílhavo e da Confraria Gastronómica do Bacalhau, vai ter lugar no Jardim Oudinot, entre 15 e 19 de agosto, sendo garantido que vai trazer à nossa região, mormente à Gafanha da Nazaré, milhares de pessoas. Vêm não só pela gastronomia à base do bacalhau, com pratos confecionados a gosto e saber de especialistas em matéria culinária, respeitando-se, naturalmente, os sabores dos nossos ancestrais, mas também para usufruírem de um espaço de lazer, único na Ria de Aveiro.
Bacalhau à moda de conceituados cozinheiros, assado de várias formas, bolinhos de bacalhau, feijoada de samos, línguas e carinhas de bacalhau fritas, chora ao jeito dos nossos pescadores nos mares da Terra Nova e na Gronelândia, entre outros pratos, hão de compatibilizar-se com o palato dos visitantes. Não faltarão doces típicos das nossas terras da beira-mar e da beira-ria, bem como os vinhos adaptados às escolhas culinárias dos que marcarão presença no Festival.
domingo, 12 de agosto de 2012
Tecendo a vida umas coisitas - 303
PITADAS
DE SAL – 33
O VESTUÁRIO DOS
MARNOTOS
Caríssima/o:
Olhando para as imagens que encabeçam
o escrito e tendo presente o dito chinês que põe uma imagem a valer mil
palavras, o melhor que teria a fazer era silenciar-me tantas e tão díspares
mensagens nos ficam disponíveis. Se não, surge a tentação da interpelação…
Se hoje é assim (ausência quase total de
tecido a cobrir e proteger o corpo), como foi outrora?
As reconstituições folclóricas
respondem-nos:
«
No século XIX, o operário salícola trajava
manaia
(espécie de calção)
e
camisa branca em linho ou tecido cru, sem colarinho e sem punhos;
faixa
preta ou encarnada;
barrete
de fazenda de lã ou chapéu preto de aba larga
e
lenço vermelho de algodão estampado.»
Podem acrescentar-se alguns
pormenores:
As manaias, bragas ou calções, seriam
largos de cor azul em algodão;
A camisa também poderia ser de lã
branca;
Faixa preta ou encarnada à cintura;
O chapéu preto de feltro e o barrete
de fazenda de lã;
O lenço preso com uma caixa de
fósforos.
Já agora digamos que «o pescador diferenciava-se no vestir com
seu carapuço preto de lã, camisa axadrezada em quadros de uma só cor e ceroulas
de iguais padrões, tudo em lã, enquanto à cinta vestia uma faixa preta de
semelhante qualidade, com franjas nas extremidades. De uma maneira geral, pelo
final do outono e no inverno, todos usavam o tradicional gabão com mangas,
romeira e capuz, de burel à semana, preto para festas e uso dominical».
E
para terminar só uma olhadela para a salineira que «usava saia garrida comprida e blusa de motivos claros, com rendas nas
mangas; por cima da saia, um avental de serguilha e, sobre a blusa, um xaile
colorido, de franjas longas, traçado da esquerda para a direita; normalmente,
andava descalça ou calçava chinelas pretas envernizadas, enquanto que na cabeça
usava um chapéu de aba larga arqueada, onde prendia um lenço de lã, também
garrido».
Manuel
sábado, 11 de agosto de 2012
Semana Internacional de Vela na Costa Nova
"Arranca hoje e prolonga-se até dia 18 a décima edição da Semana Internacional de Vela da Costa Nova. No plano desportivo, a semana começa com dois dias de regatas de cruzeiros no mar.
Após esses dois primeiros dias, a competição para na 2ª feira devido às condicionantes das marés na Ria, prosseguindo na 3ª e na 4ª feira com as regatas da Classe Optimist, a mais numerosa das frotas.
A Semana encerra com a realização da prova “4 Horas da Costa Nova” aberta a todas as classes de vela, enchendo a paisagem da Ria com mais de uma centena de embarcações.
sexta-feira, 10 de agosto de 2012
Festas de Nossa Senhora da Nazaré
Em 2012, o dia grande da festa da padroeira da Gafanha da
Nazaré é o domingo, 26 de agosto, com celebração da missa solene às 11h15 e procissão às 16h30. A
procissão, acompanhada pela Fanfarra de Melros de Gondomar e pelas bandas Filarmónica Gafanhense e Filarmónica de Mira, terá o seguinte percurso: saída da
Igreja da Matriz (Avenida José Estêvão), Rua Gago Coutinho, Rua Sacadura Cabral, Rua Gil
Eanes, conclusão na Igreja Matriz. Neste domingo, à noite, atua o grupo Alta Frequência, seguindo-se
um espetáculo piromusical (fogo de artifício e música).
As festas começam já no dia 12 de agosto, com uma missa
campal no Santuário de Schoenstatt,
às11h. Nos dias 24 e 25, haverá missa às
19h, na Igreja Matriz, e espetáculos
musicais com os grupos K3Ó4 e Belcanto Show, respetivamente. No dia 27, para terminar, celebra-se uma missa de ação de graças, às 19h, e atua o grupo musical Império Show. Refira-se que, de 24 a 27, haverá fogo de alvorada, às 8h, enquanto no dia 25, sábado, quatro grupos de gaiteiros vão percorrer as ruas da cidade da Gafanha da Nazaré.
J.P.F.
Fonte: "Timoneiro" de agosto
quinta-feira, 9 de agosto de 2012
quarta-feira, 8 de agosto de 2012
Centro Comunitário da Gafanha do Carmo
Por Maria Donzília Almeida
Lar de Idosos
«Quando
a velhice chegar, aceita-a, ama-a.
Ela é abundante em prazeres se souberes
amá-la.
Os anos que vão gradualmente declinando
estão entre os mais doces da
vida de um homem,
Mesmo quando tenhas alcançado o limite extremo dos anos,
estes ainda reservam prazeres.»
Séneca
«Amar uma pessoa
significa...
querer envelhecer com ela»
Com o
envelhecimento da população e a crescente participação da mulher, no mercado de
trabalho, houve a necessidade de criar infra-estruturas materiais para acolher
os idosos, no final da sua peregrinação na terra.
Assim, proliferou
por todo o país, a abertura de “armazéns” polivalentes, para albergar aquela
franja da população, que noutras épocas, não muito distantes, era levada para o
monte! Felizmente, que só para alguns, os velhinhos são reduzidos à pura
inutilidade.
Vivemos numa
cultura do show off, em que se
investem somas avultadas nas festas mundanas, mas não se acautela a herança a
deixar aos vindouros. Estes são o espelho do ambiente onde vivem e reproduzirão
um dia, para com os seus progenitores, os valores do respeito e valorização dos
avós, neles incutidos!
Como nem tudo se
pode pôr no mesmo saco, há a ter em conta que alguns idosos, quando chegam à
fase terminal das suas vidas, não têm o apoio de ninguém da família para cuidar
deles. Seja porque nunca tiveram descendência, seja porque o afastamento da
prole em terras distantes não permite a prestação desses cuidados geriátricos,
a sociedade viu-se compelida a dar resposta a essas lacunas.
Surgiu assim, a
ideia de criar a essas pessoas, o ambiente acolhedor e ao mesmo tempo prestador
de cuidados médico-sanitários, só que no coletivo! Aparecem assim os lares,
alguns com boas instalações e uma gestão dos recursos humanos e materiais, a
todos os níveis, louváveis.
Insere-se neste
âmbito, o Lar da Gafanha do Carmo, que fiquei a conhecer, em pormenor, aquando
duma visita guiada, no acompanhamento do progenitor num reencontro com um amigo
da juventude e utente desta instituição.
terça-feira, 7 de agosto de 2012
Museu de Ílhavo: 75 anos ao serviço da cultura
«O Museu Marítimo de Ílhavo (MMI) nasceu a 8 de Agosto de 1937. De museu municipal dedicado aos usos e costumes locais evoluiu para um museu municipal dedicado à cultura do mar – um museu marítimo por excelência.
Celebrar os 75 anos de vida do MMI significa homenagear todos quantos ajudaram a construir a sua história – dirigentes, funcionários, doadores de colecção e de testemunhos, o público em geral e todos os amigos do museu.
Subscrever:
Mensagens (Atom)
O Galafanha fica para a história
Este meu blogue vai continuar no ciberespaço para memória futura. Poderá sempre ser consultado. A partir de hoje, passarei a estar apen...




