Entre 3 e 6 de agosto
Com tem sido amplamente divulgado, Grandes Veleiros vão estar entre nós, no Porto de Aveiro, havendo festa no Jardim Oudinot.
Veja mais aqui
sábado, 28 de julho de 2012
quarta-feira, 25 de julho de 2012
Aveiro: "Regresso às Aulas 2012"
«A
Câmara Municipal de Aveiro vai lançar, à semelhança de anos anteriores, a
Campanha “Regresso às Aulas 2012”. Trata-se de uma iniciativa desenvolvida no
âmbito do Aveiro Solidário e que surge integrada no Projeto RAF – Respostas de
Apoio à Família. Pretende apoiar crianças, jovens e as suas famílias no que diz
respeito às despesas inerentes à frequência escolar, através da troca de
material e livros escolares.»
Ler aqui
terça-feira, 24 de julho de 2012
Dia do Alfaiate e da Modista
Por Maria Donzília Almeida

Longe vão os tempos em que a costureira, na aldeia, era uma figura de estilo! Andava de casa em casa, a prestar o seu serviço, às famílias, fazendo-se acompanhar da sua ferramenta de trabalho – a máquina de costura, normalmente uma Singer.
Costureira era uma profissão de topo, numa sociedade rural em que na hierarquia feminina, a mulher era uma trabalhadora indiferenciada, que nem sequer conquistara o título de camponesa! Este, só no Alentejo, associado a uma certa conotação política, personificado na figura de Catarina Eufémia!
Cada família tinha a sua costureira, que ia confecionar a roupa necessária, por medida e ao gosto particular da mãe e dona de casa.
Longe vão os tempos em que a costureira, na aldeia, era uma figura de estilo! Andava de casa em casa, a prestar o seu serviço, às famílias, fazendo-se acompanhar da sua ferramenta de trabalho – a máquina de costura, normalmente uma Singer.
Costureira era uma profissão de topo, numa sociedade rural em que na hierarquia feminina, a mulher era uma trabalhadora indiferenciada, que nem sequer conquistara o título de camponesa! Este, só no Alentejo, associado a uma certa conotação política, personificado na figura de Catarina Eufémia!
Cada família tinha a sua costureira, que ia confecionar a roupa necessária, por medida e ao gosto particular da mãe e dona de casa.
domingo, 22 de julho de 2012
Praia da Costa Nova
Texto de Inês Nadais, no Fugas
Inês Nadais
Marina da Costa Nova (Foto do meu arquivo)
Só para alguns, os nossos
O que se segue não é o
melhor que se pode dizer de uma praia, mas a Costa Nova não é para todos, só
para alguns, os nossos. Portanto, toda a verdade: mesmo em Agosto, não se sai
daqui vivo sem um bom casaco de malha, que as noites são de fazer fila na roulotte
do Zé da Tripa e o Verão, entre a ria e o mar, não é de ferro (enfim, tem os
seus momentos). Expliquemo-nos: não há praia como a Costa Nova - ou melhor, há,
mas nenhuma tem um areal tão enorme e tão branco, nem um mar que dê tanta luta,
nem uma nortada tão capaz de acordar os mortos -, mas não vale a pena esperar
milagres tropicais. Estamos verdadeiramente no Atlântico Norte, um banho de mar
pode ser uma grandessíssima tareia e o corta-vento é da tradição. Posto isto, a
Costa Nova continua a ser, para citar um gigante, Eça de Queirós, "um dos
mais deliciosos pontos do globo", onde estamos sempre "em grande
alegria" - mesmo que o palheiro do republicano José Estêvão, onde o
escritor se alojou em 1844, já não receba forasteiros e os pescadores tenham
trocado as suas casas às risquinhas por apartamentos com marquise. Teremos
sempre as enguias, uma estrada encantada para ir de bicicleta até à Vagueira -
e o plano B de ir para a ria, quando a bandeira está vermelha. Certo, guardámos
o melhor para o fim: a Costa Nova não é uma praia, são duas.
Jovem Criador
«Estão abertas as inscrições, até ao dia 3 de outubro, para
o “Aveiro Jovem Criador 2012”, na Casa Municipal da Juventude de Aveiro:
pintura, escrita, fotografia e arte digital são as áreas a concurso.
A 13.ª edição do concurso “Aveiro Jovem Criador”, instituído
pela Câmara Municipal de Aveiro, pretende promover a participação de todos os
jovens artistas nas áreas da pintura, escrita, fotografia e arte digital, bem
como o reconhecimento de novos talentos através da apresentação de trabalhos
originais e inéditos.»
Ler mais aqui
Tecendo a vida umas coisitas - 300
LENDA DINAMARQUESA
Caríssima/o:
Conta a lenda que a água do mar é
salgada...
"Conta
a lenda dinamarquesa que a água do mar é salgada, porque duas mulheres gigantes
estão no fundo do oceano a moer sal.
Tudo
começou quando um rei escandinavo as raptou da Terra dos Gigantes e ordenou que
moessem sal com duas pedras mágicas.
Elas
moeram tanto sal que afundaram o navio e ainda hoje estão sentadas no fundo do
mar a moer sal."
É uma lenda … mas será bom que as
mulheres continuem a moer e que o sal continue a sair das pedras mágicas!
Manuel
sexta-feira, 20 de julho de 2012
A Ria de Aveiro
A propósito da efeméride gafanhoa que publiquei no Timoneiro e no meu blogue Galafanha, Mons. João Gaspar teve a gentileza de me enviar um texto
muito esclarecedor, que aqui transcrevo. De facto, ao considerar que, na
altura, D. João ainda era padre, cometi um erro. Afinal, o passeio de D. João à
Barra aconteceu em 20-7-1909 (faz hoje 103 anos) , tendo sido sagrado bispo em
29-6-1909.
Apresento as minhas desculpas a Mons. João Gaspar, que
selecionou os escritos do primeiro Bispo da restaurada Diocese de Aveiro, para
o livro “Aveiro, suas gentes, terras e costumes”, que veio a lume em 1967. Da
mesma forma, peço desculpa aos meus leitores.
Fernando Martins
^^^^^^^^
Cumprimentos amigos.
Agradeço o seu Blogue. Tomo a liberdade de escrever a
propósito estas palavras simples.
O sr. D. João Evangelista de Lima Vidal escreveu o texto
"Ex ore infantium" em finais de 1911, quando já estava em Luanda. Foi
uma recordação do último passeio que deu desde as Pirâmides até à Barra
(20-07-1909), antes de ir para Lisboa, a fim de embarcar para Luanda em 01 de
Agosto de 1909. O artigo foi publicado num dos jornais de Aveiro (ou Águeda?).
Em 1914, ele próprio, tendo já regressado a Portugal,
publicou o livro "Lições da Natureza e dos Homens", incluindo aí as
diversas notas que escrevera em Luanda, desde 1911 até 1913; neste artigo ou
nota conservou o mesmo título (pgs. 188-190).
Em 1967, quando fiz a seleção de textos do sr. D. João
Evangelista, tive a liberdade de dar ao mencionado texto o título de "A
Ria de Aveiro" (pgs. 125-126).
Como sabe, D. João Evangelista foi nomeado bispo de 'Angola
e Congo' (era só uma Diocese) em 29-04-1909 e recebeu a sagração episcopal em
29-06-1909, na sé de Coimbra. Por isso, quando foi à Barra para se despedir
destas nossas terras e da ria, já era bispo... e não apenas sacerdote (e
cónego) de Coimbra. Por isso, parece-me que há uma inexatidão no título da "Efeméride Gafanhoa", no último "Timoneiro"; naquela data, já era D. João Evangelista...
Desculpe todo este arrazoado. Deve servir para pouco ou para
nada.
Aveiro, 20-07-2012 (o passeio de D. João faz hoje 103 anos).
Também recordamos neste dia o saudoso Arcebispo-Bispo de Aveiro.
P. João Gaspar
quinta-feira, 19 de julho de 2012
Os passeios são para as pessoas
Como acontece frequentemente, hoje fui dar a minha caminhada, devagar para chegar mais longe. Velha história sempre atual. Uso, com é suposto, os passeios, porque as ruas são para os veículos. Acontece que, muitas vezes, tenho de saltar para a rua, porque o passeio está ocupado por automóveis e carrinhas, decerto para dar mais espaço a quem circula pela estrada.
Ainda não há muito tempo, eram as árvores plantada nos passeios da Av. José Estêvão (vejam bem como escrevi o nome do grande tribuno) que impediam a circulação de pessoas, carrinhos de bebés e cadeiras de rodas. Também alguns carros ajudavam, ocupando os passeios. Agora, apelo à boa vontade dos condutores para que deixem os passeios livres. Os caminhantes agradecem.
Nota: Não publico foto para não denunciar o infratores. É que não tenho estilo de delator...
- Posted using BlogPress from my iPad
Ainda não há muito tempo, eram as árvores plantada nos passeios da Av. José Estêvão (vejam bem como escrevi o nome do grande tribuno) que impediam a circulação de pessoas, carrinhos de bebés e cadeiras de rodas. Também alguns carros ajudavam, ocupando os passeios. Agora, apelo à boa vontade dos condutores para que deixem os passeios livres. Os caminhantes agradecem.
Nota: Não publico foto para não denunciar o infratores. É que não tenho estilo de delator...
- Posted using BlogPress from my iPad
Grandes Veleiros voltam ao Porto de Aveiro
Santa Maria Manuela
Os Grandes Veleiros, com os maiores e mais deslumbrantes navios do mundo, voltam ao Porto de Aveiro,
integrando o “Ílhavo Sea Festival 2012”, iniciativa do município ilhavense,
entre 3 e 6 de agosto. Trata-se de mais uma grande festa, realizada no âmbito
das comemorações dos 75 anos do Museu Marítimo de Ílhavo, associando-se ainda
ao 75.º aniversário da Sagres, do Creoula e do Santa Maria Manuela. O regresso
dos Grandes Veleiros à nossa terra proporcionará um amplo conjunto de ações de
natureza cultural, social e desportiva, atraindo, naturalmente, muita gente de
todo o país e não só.
IX Concurso “Olhos sobre o Mar”
Exposição a não perder
A Câmara Municipal de Ílhavo ratificou a decisão do Júri do
IX Concurso de Fotografia “Olhos sobre o Mar”, em relação à atribuição dos prémios.
Nesta edição participaram 71 fotógrafos de todo o País, com um total de 341
trabalhos relacionados com o Mar.
A entrega dos prémios decorrerá no dia 23 de agosto no Navio
Museu Santo André, local onde ficarão expostos os melhores trabalhos durante o referido
mês, integrados no programa do “Mar Agosto 2012 – Festas do Município de
Ílhavo”.
Pescadores solidários com a Misericórdia de Ílhavo
Decorreu recentemente no mar, frente às praias da Barra e
Costa Nova, o VII Torneio Internacional de Pesca de Alto Mar Município de Ílhavo,
organizado pela Associação de Pesca Desportiva Costa Azul, com sede na Marina
Clube da Gafanha da Encarnação.
Participaram 75 pescadores que, no final, através do presidente
daquela associação, João Cardoso, ofereceram o pescado à Santa Casa da
Misericórdia de Ílhavo.
Para o provedor da Santa Casa, Fernando Maria, este gesto,
não sendo o único, é uma demonstração de solidariedade por pessoas vindas de
todo o país, para com uma instituição que cada vez mais precisa do apoio da
comunidade para continuar a ajudar quem mais precisa.
quarta-feira, 18 de julho de 2012
FARAV no Cais da Fonte Nova
«A FARAV 2012 – Feira de Artesanato de Aveiro vai realizar-se de 27 de julho a 5 de agosto no Cais da Fonte Nova, em Aveiro. Noventa artesãos, a grande maioria credenciados, vão marcar presença no evento com espetáculos todas as noites.
Durante dez dias, a FARAV 2012 vai mostrar o artesanato mais genuíno. Olaria, bordados, pintura, cerâmica, joalharia são apenas alguns dos trabalhos, verdadeira arte manual, em exposição e para venda ao público.
Para além do melhor artesanato, o público poderá ainda provar e comprar as mais saborosas iguarias: presuntos, queijos, pão-de-ló de Ovar, pastéis de Tentúgal, licores vários, compotas, vinhos e doçaria da Madeira, entre outros. A zona alimentar da FARAV 2012 é constituída por tasquinhas e uma área de esplanada especialmente criada para o efeito.»
Fonte: Site da CMA
terça-feira, 17 de julho de 2012
"Ai Portugal, que te vais à vela"
As nossas paisagens vistas pelo padre João Evangelista em 1909

«Deixem-me ir hoje, no meu rico vagar, pela estrada que de Aveiro vai ter à Barra.
A começar nas Pirâmides.
Mas antes de lançar pés à suavíssima marcha, esperemos que avance e que passe uma vela que se mostrou ao longe, vinda certamente com pescaria miúda das costas de São Jacinto em demanda do nosso canal.
Já se distinguem perfeitamente os clássicos e variados remendos do pano: um xadrez, meus amigos, um verdadeiro xadrez!
À escota vem um marnoto de idade, de ceroilas curtas, nem chegam aos joelhos: de camisola azul ferrete, grossa como uma tábua, grossa como um cortiço, aberta à boca do peito; de carapuço de lã na cabeça, com a ponta derrubada para a nuca e terminada por uma bolinha.
— Linda manobra, sim senhora, linda manobra.
— Pois c’anté! — responde o velho, descobrindo a venerável cabeça.
A estrada não é muito larga nem dá muitas voltas para chegar ao seu aprazível e benfazejo destino: mas de ambos os lados tem uma renda finíssima de tamargueiras que mergulham os troncos na água e que se vêem surgir na maré-baixa, de entre os calhaus arroxados e humedecidos da margem.
segunda-feira, 16 de julho de 2012
Moliceiros de luto...
Moliceiros na Ria tapados de preto... em 2012
Por Ana Maria Lopes
«Barcos moliceiros sobrantes, tradicionais, navegaram, à
vela, na Ria, com os painéis tapados de preto, em exteriorização de pesar e
revolta, pelo cancelamento da Regata da Ria com inerente concurso de painéis.
Já sabemos, mas as imagens e o slogan NÃO MATEM OS
MOLICEIROS comprovam-no. Esperemos e desejamos que a organização tire, ao
menos, algum resultado, para além da satisfação pessoal.»
Ver aqui
Subscrever:
Mensagens (Atom)
O Galafanha fica para a história
Este meu blogue vai continuar no ciberespaço para memória futura. Poderá sempre ser consultado. A partir de hoje, passarei a estar apen...


