sábado, 28 de julho de 2012

Grandes Veleiros no Porto de Aveiro

Entre 3 e 6 de agosto




Com tem sido amplamente divulgado, Grandes Veleiros vão  estar entre nós, no Porto de Aveiro, havendo festa no Jardim Oudinot.

Veja mais aqui

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Aveiro: "Regresso às Aulas 2012"



«A Câmara Municipal de Aveiro vai lançar, à semelhança de anos anteriores, a Campanha “Regresso às Aulas 2012”. Trata-se de uma iniciativa desenvolvida no âmbito do Aveiro Solidário e que surge integrada no Projeto RAF – Respostas de Apoio à Família. Pretende apoiar crianças, jovens e as suas famílias no que diz respeito às despesas inerentes à frequência escolar, através da troca de material e livros escolares.»

Ler aqui

terça-feira, 24 de julho de 2012

Orlando Figueiredo recita poesia em Espanha







- Posted using BlogPress from my iPad

Dia do Alfaiate e da Modista

Por Maria Donzília Almeida





Longe vão os tempos em que a costureira, na aldeia, era uma figura de estilo! Andava de casa em casa, a prestar o seu serviço, às famílias, fazendo-se acompanhar da sua ferramenta de trabalho – a máquina de costura, normalmente uma Singer.
Costureira era uma profissão de topo, numa sociedade rural em que na hierarquia feminina, a mulher era uma trabalhadora indiferenciada, que nem sequer conquistara o título de camponesa! Este, só no Alentejo, associado a uma certa conotação política, personificado na figura de Catarina Eufémia!
Cada família tinha a sua costureira, que ia confecionar a roupa necessária, por medida e ao gosto particular da mãe e dona de casa.

domingo, 22 de julho de 2012

Praia da Costa Nova

Texto de Inês Nadais, no Fugas

Marina da  Costa Nova (Foto do meu arquivo)


Só para alguns, os nossos

O que se segue não é o melhor que se pode dizer de uma praia, mas a Costa Nova não é para todos, só para alguns, os nossos. Portanto, toda a verdade: mesmo em Agosto, não se sai daqui vivo sem um bom casaco de malha, que as noites são de fazer fila na roulotte do Zé da Tripa e o Verão, entre a ria e o mar, não é de ferro (enfim, tem os seus momentos). Expliquemo-nos: não há praia como a Costa Nova - ou melhor, há, mas nenhuma tem um areal tão enorme e tão branco, nem um mar que dê tanta luta, nem uma nortada tão capaz de acordar os mortos -, mas não vale a pena esperar milagres tropicais. Estamos verdadeiramente no Atlântico Norte, um banho de mar pode ser uma grandessíssima tareia e o corta-vento é da tradição. Posto isto, a Costa Nova continua a ser, para citar um gigante, Eça de Queirós, "um dos mais deliciosos pontos do globo", onde estamos sempre "em grande alegria" - mesmo que o palheiro do republicano José Estêvão, onde o escritor se alojou em 1844, já não receba forasteiros e os pescadores tenham trocado as suas casas às risquinhas por apartamentos com marquise. Teremos sempre as enguias, uma estrada encantada para ir de bicicleta até à Vagueira - e o plano B de ir para a ria, quando a bandeira está vermelha. Certo, guardámos o melhor para o fim: a Costa Nova não é uma praia, são duas.

Inês Nadais

Jovem Criador




«Estão abertas as inscrições, até ao dia 3 de outubro, para o “Aveiro Jovem Criador 2012”, na Casa Municipal da Juventude de Aveiro: pintura, escrita, fotografia e arte digital são as áreas a concurso.
A 13.ª edição do concurso “Aveiro Jovem Criador”, instituído pela Câmara Municipal de Aveiro, pretende promover a participação de todos os jovens artistas nas áreas da pintura, escrita, fotografia e arte digital, bem como o reconhecimento de novos talentos através da apresentação de trabalhos originais e inéditos.»

Ler mais aqui

Tecendo a vida umas coisitas - 300


PITADAS DE SAL – 30


LENDA DINAMARQUESA


Caríssima/o:

Conta a lenda que a água do mar é salgada...

"Conta a lenda dinamarquesa que a água do mar é salgada, porque duas mulheres gigantes estão no fundo do oceano a moer sal.
Tudo começou quando um rei escandinavo as raptou da Terra dos Gigantes e ordenou que moessem sal com duas pedras mágicas.
Elas moeram tanto sal que afundaram o navio e ainda hoje estão sentadas no fundo do mar a moer sal."

É uma lenda … mas será bom que as mulheres continuem a moer e que o sal continue a sair das pedras mágicas!
                                                             Manuel

sexta-feira, 20 de julho de 2012

A Ria de Aveiro


A propósito da efeméride gafanhoa que publiquei no Timoneiro e no meu blogue Galafanha, Mons. João Gaspar teve a gentileza de me enviar um texto muito esclarecedor, que aqui transcrevo. De facto, ao considerar que, na altura, D. João ainda era padre, cometi um erro. Afinal, o passeio de D. João à Barra aconteceu em 20-7-1909 (faz hoje 103 anos) , tendo sido sagrado bispo em 29-6-1909.
Apresento as minhas desculpas a Mons. João Gaspar, que selecionou os escritos do primeiro Bispo da restaurada Diocese de Aveiro, para o livro “Aveiro, suas gentes, terras e costumes”, que veio a lume em 1967. Da mesma forma, peço desculpa aos meus leitores.

Fernando Martins

^^^^^^^^
Mons. João Gonçalves Gaspar


Caro Diác. Fernando Martins.

Cumprimentos amigos.
Agradeço o seu Blogue. Tomo a liberdade de escrever a propósito estas palavras simples.
O sr. D. João Evangelista de Lima Vidal escreveu o texto "Ex ore infantium" em finais de 1911, quando já estava em Luanda. Foi uma recordação do último passeio que deu desde as Pirâmides até à Barra (20-07-1909), antes de ir para Lisboa, a fim de embarcar para Luanda em 01 de Agosto de 1909. O artigo foi publicado num dos jornais de Aveiro (ou Águeda?).
Em 1914, ele próprio, tendo já regressado a Portugal, publicou o livro "Lições da Natureza e dos Homens", incluindo aí as diversas notas que escrevera em Luanda, desde 1911 até 1913; neste artigo ou nota conservou o mesmo título (pgs. 188-190).
Em 1967, quando fiz a seleção de textos do sr. D. João Evangelista, tive a liberdade de dar ao mencionado texto o título de "A Ria de Aveiro" (pgs. 125-126).
Como sabe, D. João Evangelista foi nomeado bispo de 'Angola e Congo' (era só uma Diocese) em 29-04-1909 e recebeu a sagração episcopal em 29-06-1909, na sé de Coimbra. Por isso, quando foi à Barra para se despedir destas nossas terras e da ria, já era bispo... e não apenas sacerdote (e cónego) de Coimbra. Por isso, parece-me que há uma inexatidão no título da "Efeméride Gafanhoa", no último "Timoneiro"; naquela data, já era D. João Evangelista...

Desculpe todo este arrazoado. Deve servir para pouco ou para nada.
Aveiro, 20-07-2012 (o passeio de D. João faz hoje 103 anos). Também recordamos neste dia o saudoso Arcebispo-Bispo de Aveiro.

P. João Gaspar

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Os passeios são para as pessoas

Como acontece frequentemente, hoje fui dar a minha caminhada, devagar para chegar mais longe. Velha história sempre atual. Uso, com é suposto, os passeios, porque as ruas são para os veículos. Acontece que, muitas vezes, tenho de saltar para a rua, porque o passeio está ocupado por automóveis e carrinhas, decerto para dar mais espaço a quem circula pela estrada.
Ainda não há muito tempo, eram as árvores plantada nos passeios da Av. José Estêvão (vejam bem como escrevi o nome do grande tribuno) que impediam a circulação de pessoas, carrinhos de bebés e cadeiras de rodas. Também alguns carros ajudavam, ocupando os passeios. Agora, apelo à boa vontade dos condutores para que deixem os passeios livres. Os caminhantes agradecem.

Nota: Não publico foto para não denunciar o infratores. É que não tenho estilo de delator...

- Posted using BlogPress from my iPad

Grandes Veleiros voltam ao Porto de Aveiro


Santa Maria Manuela


Os Grandes Veleiros, com os maiores e mais deslumbrantes  navios do mundo, voltam ao Porto de Aveiro, integrando o “Ílhavo Sea Festival 2012”,  iniciativa do município ilhavense, entre 3 e 6 de agosto. Trata-se de mais uma grande festa, realizada no âmbito das comemorações dos 75 anos do Museu Marítimo de Ílhavo, associando-se ainda ao 75.º aniversário da Sagres, do Creoula e do Santa Maria Manuela. O regresso dos Grandes Veleiros à nossa terra proporcionará um amplo conjunto de ações de natureza cultural, social e desportiva, atraindo, naturalmente, muita gente de todo o país e não só.

IX Concurso “Olhos sobre o Mar”



Exposição a não perder



A Câmara Municipal de Ílhavo ratificou a decisão do Júri do IX Concurso de Fotografia “Olhos sobre o Mar”, em relação à atribuição dos prémios. Nesta edição participaram 71 fotógrafos de todo o País, com um total de 341 trabalhos relacionados com o Mar.
A entrega dos prémios decorrerá no dia 23 de agosto no Navio Museu Santo André, local onde ficarão expostos os melhores trabalhos durante o referido mês, integrados no programa do “Mar Agosto 2012 – Festas do Município de Ílhavo”.

Pescadores solidários com a Misericórdia de Ílhavo



Decorreu recentemente no mar, frente às praias da Barra e Costa Nova, o VII Torneio Internacional de Pesca de Alto Mar Município de Ílhavo, organizado pela Associação de Pesca Desportiva Costa Azul, com sede na Marina Clube da Gafanha da Encarnação.
Participaram 75 pescadores que, no final, através do presidente daquela associação, João Cardoso, ofereceram o pescado à Santa Casa da Misericórdia de Ílhavo.
Para o provedor da Santa Casa, Fernando Maria, este gesto, não sendo o único, é uma demonstração de solidariedade por pessoas vindas de todo o país, para com uma instituição que cada vez mais precisa do apoio da comunidade para continuar a ajudar quem mais precisa.

quarta-feira, 18 de julho de 2012

FARAV no Cais da Fonte Nova



«A FARAV 2012 – Feira de Artesanato de Aveiro vai realizar-se de 27 de julho a 5 de agosto no Cais da Fonte Nova, em Aveiro. Noventa artesãos, a grande maioria credenciados, vão marcar presença no evento com espetáculos todas as noites.
Durante dez dias, a FARAV 2012 vai mostrar o artesanato mais genuíno. Olaria, bordados, pintura, cerâmica, joalharia são apenas alguns dos trabalhos, verdadeira arte manual, em exposição e para venda ao público.
Para além do melhor artesanato, o público poderá ainda provar e comprar as mais saborosas iguarias: presuntos, queijos, pão-de-ló de Ovar, pastéis de Tentúgal, licores vários, compotas, vinhos e doçaria da Madeira, entre outros. A zona alimentar da FARAV 2012 é constituída por tasquinhas e uma área de esplanada especialmente criada para o efeito.»

Fonte: Site da CMA

terça-feira, 17 de julho de 2012

"Ai Portugal, que te vais à vela"

As nossas paisagens vistas pelo padre João Evangelista em 1909





«Deixem-me ir hoje, no meu rico vagar, pela estrada que de Aveiro vai ter à Barra.
A começar nas Pirâmides.
Mas antes de lançar pés à suavíssima marcha, esperemos que avance e que passe uma vela que se mostrou ao longe, vinda certamente com pescaria miúda das costas de São Jacinto em demanda do nosso canal.
Já se distinguem perfeitamente os clássicos e variados remendos do pano: um xadrez, meus amigos, um verdadeiro xadrez!
À escota vem um marnoto de idade, de ceroilas curtas, nem chegam aos joelhos: de camisola azul ferrete, grossa como uma tábua, grossa como um cortiço, aberta à boca do peito; de carapuço de lã na cabeça, com a ponta derrubada para a nuca e terminada por uma bolinha.
— Linda manobra, sim senhora, linda manobra.
— Pois c’anté! — responde o velho, descobrindo a venerável cabeça.
A estrada não é muito larga nem dá muitas voltas para chegar ao seu aprazível e benfazejo destino: mas de ambos os lados tem uma renda finíssima de tamargueiras que mergulham os troncos na água e que se vêem surgir na maré-baixa, de entre os calhaus arroxados e humedecidos da margem.

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Moliceiros de luto...

Moliceiros na  Ria  tapados de preto... em 2012
Por Ana Maria Lopes


«Barcos moliceiros sobrantes, tradicionais, navegaram, à vela, na Ria, com os painéis tapados de preto, em exteriorização de pesar e revolta, pelo cancelamento da Regata da Ria com inerente concurso de painéis.
Já sabemos, mas as imagens e o slogan NÃO MATEM OS MOLICEIROS comprovam-no. Esperemos e desejamos que a organização tire, ao menos, algum resultado, para além da satisfação pessoal.»

Ver aqui

O Galafanha fica para a história

Este meu blogue vai continuar no ciberespaço para memória futura. Poderá sempre ser consultado. A partir de hoje, passarei a estar apen...