quinta-feira, 19 de julho de 2012

Pescadores solidários com a Misericórdia de Ílhavo



Decorreu recentemente no mar, frente às praias da Barra e Costa Nova, o VII Torneio Internacional de Pesca de Alto Mar Município de Ílhavo, organizado pela Associação de Pesca Desportiva Costa Azul, com sede na Marina Clube da Gafanha da Encarnação.
Participaram 75 pescadores que, no final, através do presidente daquela associação, João Cardoso, ofereceram o pescado à Santa Casa da Misericórdia de Ílhavo.
Para o provedor da Santa Casa, Fernando Maria, este gesto, não sendo o único, é uma demonstração de solidariedade por pessoas vindas de todo o país, para com uma instituição que cada vez mais precisa do apoio da comunidade para continuar a ajudar quem mais precisa.

quarta-feira, 18 de julho de 2012

FARAV no Cais da Fonte Nova



«A FARAV 2012 – Feira de Artesanato de Aveiro vai realizar-se de 27 de julho a 5 de agosto no Cais da Fonte Nova, em Aveiro. Noventa artesãos, a grande maioria credenciados, vão marcar presença no evento com espetáculos todas as noites.
Durante dez dias, a FARAV 2012 vai mostrar o artesanato mais genuíno. Olaria, bordados, pintura, cerâmica, joalharia são apenas alguns dos trabalhos, verdadeira arte manual, em exposição e para venda ao público.
Para além do melhor artesanato, o público poderá ainda provar e comprar as mais saborosas iguarias: presuntos, queijos, pão-de-ló de Ovar, pastéis de Tentúgal, licores vários, compotas, vinhos e doçaria da Madeira, entre outros. A zona alimentar da FARAV 2012 é constituída por tasquinhas e uma área de esplanada especialmente criada para o efeito.»

Fonte: Site da CMA

terça-feira, 17 de julho de 2012

"Ai Portugal, que te vais à vela"

As nossas paisagens vistas pelo padre João Evangelista em 1909





«Deixem-me ir hoje, no meu rico vagar, pela estrada que de Aveiro vai ter à Barra.
A começar nas Pirâmides.
Mas antes de lançar pés à suavíssima marcha, esperemos que avance e que passe uma vela que se mostrou ao longe, vinda certamente com pescaria miúda das costas de São Jacinto em demanda do nosso canal.
Já se distinguem perfeitamente os clássicos e variados remendos do pano: um xadrez, meus amigos, um verdadeiro xadrez!
À escota vem um marnoto de idade, de ceroilas curtas, nem chegam aos joelhos: de camisola azul ferrete, grossa como uma tábua, grossa como um cortiço, aberta à boca do peito; de carapuço de lã na cabeça, com a ponta derrubada para a nuca e terminada por uma bolinha.
— Linda manobra, sim senhora, linda manobra.
— Pois c’anté! — responde o velho, descobrindo a venerável cabeça.
A estrada não é muito larga nem dá muitas voltas para chegar ao seu aprazível e benfazejo destino: mas de ambos os lados tem uma renda finíssima de tamargueiras que mergulham os troncos na água e que se vêem surgir na maré-baixa, de entre os calhaus arroxados e humedecidos da margem.

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Moliceiros de luto...

Moliceiros na  Ria  tapados de preto... em 2012
Por Ana Maria Lopes


«Barcos moliceiros sobrantes, tradicionais, navegaram, à vela, na Ria, com os painéis tapados de preto, em exteriorização de pesar e revolta, pelo cancelamento da Regata da Ria com inerente concurso de painéis.
Já sabemos, mas as imagens e o slogan NÃO MATEM OS MOLICEIROS comprovam-no. Esperemos e desejamos que a organização tire, ao menos, algum resultado, para além da satisfação pessoal.»

Ver aqui

domingo, 15 de julho de 2012

Tecendo a vida umas coisitas - 299


PITADAS DE SAL – 29


MARINHAS: ESTADO ATUAL


Caríssima/o:

Como se vê pelas imagens, o estado atual das nossas marinhas não é muito animador; retrato do abandono e da desolação. De fato, muito se tem dito e escrito; não vale a pena acrescentar seja o que for, não altera a situação e deixa-nos sempre um amargo de boca tanto ou mais difícil de tragar que uma boa pitada de sal fresco.
Contudo, permitam que transcreva ideias em frases soltas que nos ajudarão a navegar por estas águas (não cito o autor no propósito de alertar a nossa resistência crítica):
«A jurisdição sobre a Ria tem estado dispersa por inúmeras entidades e foi concentrada, recentemente, na administração da bacia hidrográfica, ainda em instalação.»
«Os canais e esteiros da Ria estão sem manutenção desde que essa competência foi retirada à administração portuária, e os problemas têm-se agudizado devido ao assoreamento, ao abandono das explorações de sal que travavam o avanço das águas e à intrusão salina em terrenos agrícolas.»

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Dia do Agricultor

Por Maria Donzília Almeida





“O tempo gasto no cultivo dos campos é muito doce.“

Ovídio


Neste dia, em que se presta homenagem ao agricultor, é interessante conhecer um pouco, sobre esta importante e antiquíssima atividade humana.
Longe vão os tempos em que a imagem duma carroça, a chiar nos gonzos, passava, pachorrentamente, nas estradas das Gafanhas. Se, puxada a vaca leiteira ou amarela, ia sem carga, não raro, via-se abolastrada no seu interior, a mulher com as alfaias agrícolas, sendo a vaca conduzida pela soga, na mão de um filho ou parente. Esta cena bucólica era recorrente numa aldeia rural, em que a agricultura absorvia as energias e o trabalho das mulheres, principalmente, e dos poucos homens que detinham o título de lavradores.

Camarinhas... Quem se lembra delas?






Para surpresa minha, vi hoje, no mercado da Figueira da Foz, camarinhas à venda. Ali estavam elas, em destaque, entre outros aperitivos. Logo me lembrei dos meus tempos de menino em que íamos apanhar camarinhas à mata de São Jacinto. Era normalmente ao domingo que isso acontecia. Durante a semana, não havia hipótese de qualquer peregrinação com esse propósito.
Diz a Wikipédia que a camarinheira floresce entre março e maio, sendo possível a apanha das camarinhas entre julho e setembro. Está portanto na hora de ir às camarinhas.
Não me recordo de haver camarinhas na mata da Gafanha, mas tenho bem presente que as havia em São Jacinto.
Tenho a ideia de que o passeio ao outro lado da Ria não seria tanto pelas camarinhas, mas sim pela passeata e pelos namoricos. Porque, no fundo, comíamos uma mancheia delas e ficávamos satisfeitos. De qualquer forma, hoje, no mercado, as camarinhas à venda trouxeram-me boas lembranças.


- Posted using BlogPress from my iPad

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Ílhavo é cidade há 22 anos






A Câmara Municipal de Ílhavo e a Junta de Freguesia de São Salvador realizam amanhã, sexta-feira, 13 de julho de 2012, um conjunto de ações para assinalar o 22.º Aniversário da Elevação de Ílhavo a Cidade, centrando atenções no programa de Regeneração Urbana do Centro Histórico da Cidade de Ílhavo (RUCHI) que se encontra em fase final de execução.
Neste âmbito, vimos por este meio convidar V.ª Ex.ª a participar nas visitas de trabalho que vão decorrer durante a tarde, com o seguinte programa:

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Semana Jovem em Ílhavo

13 a 20 de julho





"A Câmara Municipal de Ílhavo realiza, entre os dias 13 e 20 de julho, a edição 2012 da Semana Jovem, renovando uma querida e tradicional iniciativa de ambiência jovem no nosso Município, que leva a todas as suas Freguesias um vasto leque de actividades em áreas tão distintas como a Música, o Desporto, a Arte, a Formação, entre outras.
Não percas esta oportunidade de viver estes dias do mês de julho de uma forma alegre, divertida e, acima de tudo, diferente.
As inscrições já se encontram abertas nos Fóruns Municipais da Juventude."

Li aqui


- Posted using BlogPress from my iPad

Viver a Ria com Feira do Sal






"De 12 a 15 de julho vai decorrer o evento “Viver a Ria” na Rua Homem Cristo (Fórum Aveiro) do qual se salienta a "Feira de Sal".
Organizado pela Câmara Municipal de Aveiro em parceria com a ADERAV – Associação para o Estudo e Defesa do Património Natural e Cultural da Região de Aveiro, o evento engloba várias iniciativas de índole cultural a patrimonial, das quais se destaca a sétima edição da Feira de Sal e que tem como principais objetivos difundir e dar a conhecer os valores patrimoniais locais e promover o sal marinho artesanal e a Ria de Aveiro.
O programa de “Viver Aveiro” contempla ainda atividades experimentais diversas, de sensibilização patrimonial, de enriquecimento cultural, de caráter lúdico e também de natureza pedagógico-didáticas."

Li aqui



- Posted using BlogPress from my iPad

terça-feira, 10 de julho de 2012

Escolas da Gafanha da Encarnação em convívio

Por Maria Donzília Almeida





Hoje, num dia de pleno verão, com uma brisa a refrescar o rosto, decorreu o nosso convívio de final do ano letivo 2011/2012.
Depois de um ano árduo de trabalho, com todas a s atribulações que isso implica, temos o direito, há longo tempo conquistado, a uns momentos de convívio, longe do burburinho de que os nossos ouvidos estão impregnados.
Sem as adoráveis criancinhas, a escola não teria razão de existir, mas é salutar e indispensável que se façam pausas periódicas para descomprimir e para se acertar o passo!

Diocese de Aveiro vende casa histórica

Igreja vende palacete por não ter verba para mantê-lo, no JN



- Posted using BlogPress from my iPad

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Férias em Aveiro



Passeio pela Ria

Longe de mim a apologia das crises económicas e sociais. Nada há melhor do que a estabilidade a diversos níveis. Contudo, as crises podem estimular a nossa criatividade e levar-nos à descoberta do que de importante nos rodeia, como é o caso da minha proposta para este verão. Vamos então descobrir Aveiro.

Com a BUGA

Seminário


Porque não haverá dinheiro para grandes despesas, vamos desta feita até Aveiro, capital do Distrito do mesmo nome e cidade vizinha e amiga. Peguemos numa BUGA, de que se fala há anos e que alguns de nós nunca utilizámos, apesar de gratuita. Desportivamente, pedalando sem pressas, vamos até ao Parque e Jardim Infante D. Pedro. Umas voltas, uns olhares para o arvoredo e para os jardins; depois, um saltinho até ao Seminário de Santa Joana Princesa, belo edifício com traça representativa dos anos 50 do século passado. Ali está uma exposição à base de painéis, denominada “Cristianismo e Cultura”, que nos recorda católicos que se tornaram famosos nos mais diversos ramos das ciências e das artes, decerto com algumas surpresas para muito boa gente.

domingo, 8 de julho de 2012

Tecendo a vida umas coisitas - 298


PITADAS DE SAL – 28




NOMES DE MARINHAS

Caríssima/o:

«Ocupando uma área de cerca de 2600 ha, incluindo áreas produtivas e não produtivas, o Salgado de Aveiro encontra-se organizado em 5 grupos:
Grupo do Norte, entre a cale do Espinheiro ou Rio Novo, a norte e oeste; o esteiro de Sama ou dos Frades, a sul; a cale de Bulhões e a cale da Vila, a leste;
Grupo do Mar, entre o canal principal, a sul, o esteiro de Sama ou dos Frades, a Norte, a cale da Vila, a leste, o canal de Ílhavo, a oeste;
Grupo de Monte Farinha, entre a cale de Oiro e a boca do rio Vouga (boca do Parrachil), a norte; a cale do Espinheiro ou Rio Novo, a leste e a sul; a cale do Oiro e da Gaivota, a oeste;

O Galafanha fica para a história

Este meu blogue vai continuar no ciberespaço para memória futura. Poderá sempre ser consultado. A partir de hoje, passarei a estar apen...