sexta-feira, 13 de julho de 2012

Dia do Agricultor

Por Maria Donzília Almeida





“O tempo gasto no cultivo dos campos é muito doce.“

Ovídio


Neste dia, em que se presta homenagem ao agricultor, é interessante conhecer um pouco, sobre esta importante e antiquíssima atividade humana.
Longe vão os tempos em que a imagem duma carroça, a chiar nos gonzos, passava, pachorrentamente, nas estradas das Gafanhas. Se, puxada a vaca leiteira ou amarela, ia sem carga, não raro, via-se abolastrada no seu interior, a mulher com as alfaias agrícolas, sendo a vaca conduzida pela soga, na mão de um filho ou parente. Esta cena bucólica era recorrente numa aldeia rural, em que a agricultura absorvia as energias e o trabalho das mulheres, principalmente, e dos poucos homens que detinham o título de lavradores.

Camarinhas... Quem se lembra delas?






Para surpresa minha, vi hoje, no mercado da Figueira da Foz, camarinhas à venda. Ali estavam elas, em destaque, entre outros aperitivos. Logo me lembrei dos meus tempos de menino em que íamos apanhar camarinhas à mata de São Jacinto. Era normalmente ao domingo que isso acontecia. Durante a semana, não havia hipótese de qualquer peregrinação com esse propósito.
Diz a Wikipédia que a camarinheira floresce entre março e maio, sendo possível a apanha das camarinhas entre julho e setembro. Está portanto na hora de ir às camarinhas.
Não me recordo de haver camarinhas na mata da Gafanha, mas tenho bem presente que as havia em São Jacinto.
Tenho a ideia de que o passeio ao outro lado da Ria não seria tanto pelas camarinhas, mas sim pela passeata e pelos namoricos. Porque, no fundo, comíamos uma mancheia delas e ficávamos satisfeitos. De qualquer forma, hoje, no mercado, as camarinhas à venda trouxeram-me boas lembranças.


- Posted using BlogPress from my iPad

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Ílhavo é cidade há 22 anos






A Câmara Municipal de Ílhavo e a Junta de Freguesia de São Salvador realizam amanhã, sexta-feira, 13 de julho de 2012, um conjunto de ações para assinalar o 22.º Aniversário da Elevação de Ílhavo a Cidade, centrando atenções no programa de Regeneração Urbana do Centro Histórico da Cidade de Ílhavo (RUCHI) que se encontra em fase final de execução.
Neste âmbito, vimos por este meio convidar V.ª Ex.ª a participar nas visitas de trabalho que vão decorrer durante a tarde, com o seguinte programa:

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Semana Jovem em Ílhavo

13 a 20 de julho





"A Câmara Municipal de Ílhavo realiza, entre os dias 13 e 20 de julho, a edição 2012 da Semana Jovem, renovando uma querida e tradicional iniciativa de ambiência jovem no nosso Município, que leva a todas as suas Freguesias um vasto leque de actividades em áreas tão distintas como a Música, o Desporto, a Arte, a Formação, entre outras.
Não percas esta oportunidade de viver estes dias do mês de julho de uma forma alegre, divertida e, acima de tudo, diferente.
As inscrições já se encontram abertas nos Fóruns Municipais da Juventude."

Li aqui


- Posted using BlogPress from my iPad

Viver a Ria com Feira do Sal






"De 12 a 15 de julho vai decorrer o evento “Viver a Ria” na Rua Homem Cristo (Fórum Aveiro) do qual se salienta a "Feira de Sal".
Organizado pela Câmara Municipal de Aveiro em parceria com a ADERAV – Associação para o Estudo e Defesa do Património Natural e Cultural da Região de Aveiro, o evento engloba várias iniciativas de índole cultural a patrimonial, das quais se destaca a sétima edição da Feira de Sal e que tem como principais objetivos difundir e dar a conhecer os valores patrimoniais locais e promover o sal marinho artesanal e a Ria de Aveiro.
O programa de “Viver Aveiro” contempla ainda atividades experimentais diversas, de sensibilização patrimonial, de enriquecimento cultural, de caráter lúdico e também de natureza pedagógico-didáticas."

Li aqui



- Posted using BlogPress from my iPad

terça-feira, 10 de julho de 2012

Escolas da Gafanha da Encarnação em convívio

Por Maria Donzília Almeida





Hoje, num dia de pleno verão, com uma brisa a refrescar o rosto, decorreu o nosso convívio de final do ano letivo 2011/2012.
Depois de um ano árduo de trabalho, com todas a s atribulações que isso implica, temos o direito, há longo tempo conquistado, a uns momentos de convívio, longe do burburinho de que os nossos ouvidos estão impregnados.
Sem as adoráveis criancinhas, a escola não teria razão de existir, mas é salutar e indispensável que se façam pausas periódicas para descomprimir e para se acertar o passo!

Diocese de Aveiro vende casa histórica

Igreja vende palacete por não ter verba para mantê-lo, no JN



- Posted using BlogPress from my iPad

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Férias em Aveiro



Passeio pela Ria

Longe de mim a apologia das crises económicas e sociais. Nada há melhor do que a estabilidade a diversos níveis. Contudo, as crises podem estimular a nossa criatividade e levar-nos à descoberta do que de importante nos rodeia, como é o caso da minha proposta para este verão. Vamos então descobrir Aveiro.

Com a BUGA

Seminário


Porque não haverá dinheiro para grandes despesas, vamos desta feita até Aveiro, capital do Distrito do mesmo nome e cidade vizinha e amiga. Peguemos numa BUGA, de que se fala há anos e que alguns de nós nunca utilizámos, apesar de gratuita. Desportivamente, pedalando sem pressas, vamos até ao Parque e Jardim Infante D. Pedro. Umas voltas, uns olhares para o arvoredo e para os jardins; depois, um saltinho até ao Seminário de Santa Joana Princesa, belo edifício com traça representativa dos anos 50 do século passado. Ali está uma exposição à base de painéis, denominada “Cristianismo e Cultura”, que nos recorda católicos que se tornaram famosos nos mais diversos ramos das ciências e das artes, decerto com algumas surpresas para muito boa gente.

domingo, 8 de julho de 2012

Tecendo a vida umas coisitas - 298


PITADAS DE SAL – 28




NOMES DE MARINHAS

Caríssima/o:

«Ocupando uma área de cerca de 2600 ha, incluindo áreas produtivas e não produtivas, o Salgado de Aveiro encontra-se organizado em 5 grupos:
Grupo do Norte, entre a cale do Espinheiro ou Rio Novo, a norte e oeste; o esteiro de Sama ou dos Frades, a sul; a cale de Bulhões e a cale da Vila, a leste;
Grupo do Mar, entre o canal principal, a sul, o esteiro de Sama ou dos Frades, a Norte, a cale da Vila, a leste, o canal de Ílhavo, a oeste;
Grupo de Monte Farinha, entre a cale de Oiro e a boca do rio Vouga (boca do Parrachil), a norte; a cale do Espinheiro ou Rio Novo, a leste e a sul; a cale do Oiro e da Gaivota, a oeste;

sábado, 7 de julho de 2012

Sarau da Casa do Povo





A Casa do Povo da Gafanha da Nazaré vai apresentar amanhã, domingo, pelas 18h30, no Pavilhão da EB 2,3 da mesma cidade, o sarau de final de ano com a participação das turmas de Ginástica Rítmica e Dança Contemporânea.
Trata-se de um espetáculo demonstrativo do desenvolvimento que as nossas jovens, dos 4 aos 25 anos, tiveram ao longo da época que agora termina e onde podemos assistir ao progresso desportivo e cultural. Destaque para a apresentação da classe de Ginástica Rítmica por nos transportar a um grande sucesso que foi a série "Fame" e mais tarde com o musical de mesmo nome.
Direção artística de Filipa Peres na Dança Contemporânea e de Sofia Matos na Ginástica Rítmica, treinadoras com vasto currículo ligado à dança, nomeadamente à Companhia de Dança de Aveiro e Dancenter, que participarão também, a solo, assim como Claudinei Garcia, nosso monitor na turma de Aeróbica e também ele muito conhecido no panorama cultural aveirense.

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Gafanha da Nazaré prepara Missão Jubilar



Urge ultrapassar indiferenças e comodismos
para construir uma comunidade integradora

No passado dia 26 de junho, teve lugar no Salão Mãe do Redentor, pelas 21 horas, uma assembleia de agentes de pastoral e de outras pessoas de boa vontade, para se inteirarem das propostas programadas no âmbito da Missão Jubilar, integrada na celebração dos 75 anos da restauração da Diocese de Aveiro. Presidiu o nosso prior, Padre Francisco Melo, que referiu a importância desta iniciativa que terá o seu auge em 11 de dezembro de 2013, data da sentença executória da restauração da nossa diocese, em 1938.
A Missão Jubilar dirige-se a todos os cristãos que vivem na Diocese de Aveiro, alargando-se a todas as pessoas «que não integram a vida paroquial», sublinhou o nosso prior.  Trata-se de uma ação cujos desafios se apoiam nas bem-aventuranças, sendo necessário «provocar um choque operativo junto de todos», tendo em vista criar novas mentalidades que conduzam a uma comunidade mais cristã. Refere o Padre Francisco que é urgente empenhar os católicos para «chegar a todos», apostando «em gestos e atitudes que envolvam toda a gente».

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Ferry Boat reinicia ligações a S. Jacinto



«A Câmara Municipal de Aveiro informa que o ferry boat “Cale de Aveiro” reiniciou as ligações a S. Jacinto. Depois de um período de reparação e manutenção para vistoria, visando a renovação da documentação legalmente exigida para operar, pelas entidades competentes, o ferryboat recomeçou a navegar de acordo com os horários em vigor, a partir de quarta-feira, dia 04 de julho 2012.»

Ler mais aqui

Gazela Primeiro em reconstrução, na Gafanha

Um trabalho de Ana Maria Lopes





"Uma fotografia sem data e sem elementos identificativos perde grande parte do seu valor, dispersando-se no tempo…
Se fornecer tantos dados que no-la permitam balizar na cronografia, pode ser um manancial precioso de conhecimento.
É o que se passa com esta excelente imagem, pela informação que nos faculta. Jorra de cada canto…
O que é que nos ensinou ou nos fez rever, reescrever ou meditar?
De assunto em assunto, fomos navegando…ou melhor, sobrevoando a zona dos Estaleiros Mónica na Gafanha da Nazaré, pelo ano de 1959. Já lá vão 53, meio século e pico…"


Ler em Marintimidades

- Posted using BlogPress from my iPad

Festival da enguia e dos ovos moles





Ver aqui
- Posted using BlogPress from my iPad

Ílhavo: receita do mês



Bacalhau à CCD com molho Pesto



Ingredientes:
· 400 g. de lombo de bacalhau
· 400 g. de batatas aos cubos
· Azeite
· Sal e pimenta q.b.

Para o molho:
· 50 g. de salsa
· 100 g. de pinhões
· 500 ml de azeite extra virgem
· 20 ml de sumo de limão
· Sal e pimenta q.b

Preparação:
Tempere o lombo de bacalhau com pimenta e deixe alourar em azeite de ambos os lados. Coloque no forno a  60 graus durante 15 minutos.
Corte as batatas aos cubos e frite em óleo a 170º.
Triture com uma varinha mágica os ingredientes para  o molho.
Emprate e decore a seu gosto.


Receita gentilmente cedida pelo CCD – Centro Cultural e Desportivo
dos Trabalhadores da Câmara Municipal de Ílhavo
(Associação participante no Festival do Bacalhau 2011)
Rua do Norte – Gafanha de Aquém
 3830-167 Ílhavo

Fonte: Agenda "VER em Julho"

NOTA: Aceitam-se receitas da região.

O Galafanha fica para a história

Este meu blogue vai continuar no ciberespaço para memória futura. Poderá sempre ser consultado. A partir de hoje, passarei a estar apen...