- Posted using BlogPress from my iPad
terça-feira, 10 de julho de 2012
segunda-feira, 9 de julho de 2012
Férias em Aveiro
Passeio pela Ria
Longe de mim a apologia das crises económicas e sociais.
Nada há melhor do que a estabilidade a diversos níveis. Contudo, as crises
podem estimular a nossa criatividade e levar-nos à descoberta do que de
importante nos rodeia, como é o caso da minha proposta para este verão. Vamos
então descobrir Aveiro.
Com a BUGA
Seminário
Porque não haverá dinheiro para grandes despesas, vamos
desta feita até Aveiro, capital do Distrito do mesmo nome e cidade vizinha e
amiga. Peguemos numa BUGA, de que se fala há anos e que alguns de nós nunca
utilizámos, apesar de gratuita. Desportivamente, pedalando sem pressas, vamos
até ao Parque e Jardim Infante D. Pedro. Umas voltas, uns olhares para o
arvoredo e para os jardins; depois, um saltinho até ao Seminário de Santa Joana
Princesa, belo edifício com traça representativa dos anos 50 do século passado.
Ali está uma exposição à base de painéis, denominada “Cristianismo e Cultura”,
que nos recorda católicos que se tornaram famosos nos mais diversos ramos das
ciências e das artes, decerto com algumas surpresas para muito boa gente.
domingo, 8 de julho de 2012
Tecendo a vida umas coisitas - 298
PITADAS DE SAL – 28
NOMES DE MARINHAS
Caríssima/o:
«Ocupando uma área de cerca de 2600 ha, incluindo áreas produtivas e não produtivas, o Salgado de Aveiro encontra-se organizado em 5 grupos:
Grupo do Norte, entre a cale do Espinheiro ou Rio Novo, a norte e oeste; o esteiro de Sama ou dos Frades, a sul; a cale de Bulhões e a cale da Vila, a leste;
Grupo do Mar, entre o canal principal, a sul, o esteiro de Sama ou dos Frades, a Norte, a cale da Vila, a leste, o canal de Ílhavo, a oeste;
Grupo de Monte Farinha, entre a cale de Oiro e a boca do rio Vouga (boca do Parrachil), a norte; a cale do Espinheiro ou Rio Novo, a leste e a sul; a cale do Oiro e da Gaivota, a oeste;
sábado, 7 de julho de 2012
Sarau da Casa do Povo
A Casa do Povo da Gafanha da Nazaré vai apresentar amanhã, domingo,
pelas 18h30, no Pavilhão da EB 2,3 da mesma cidade, o sarau de final de ano com
a participação das turmas de Ginástica Rítmica e Dança Contemporânea.
Trata-se de um espetáculo demonstrativo do desenvolvimento
que as nossas jovens, dos 4 aos 25 anos, tiveram ao longo da época que agora
termina e onde podemos assistir ao progresso desportivo e cultural. Destaque
para a apresentação da classe de Ginástica Rítmica por nos transportar a um
grande sucesso que foi a série "Fame" e mais tarde com o musical de
mesmo nome.
Direção artística de Filipa Peres na Dança Contemporânea e
de Sofia Matos na Ginástica Rítmica, treinadoras com vasto currículo ligado à
dança, nomeadamente à Companhia de Dança de Aveiro e Dancenter, que
participarão também, a solo, assim como Claudinei Garcia, nosso monitor na
turma de Aeróbica e também ele muito conhecido no panorama cultural aveirense.
sexta-feira, 6 de julho de 2012
Gafanha da Nazaré prepara Missão Jubilar
Urge ultrapassar indiferenças e comodismos
para construir uma comunidade integradora
No passado dia 26 de junho, teve lugar no Salão Mãe do
Redentor, pelas 21 horas, uma assembleia de agentes de pastoral e de outras
pessoas de boa vontade, para se inteirarem das propostas programadas no âmbito
da Missão Jubilar, integrada na celebração dos 75 anos da restauração da
Diocese de Aveiro. Presidiu o nosso prior, Padre Francisco Melo, que referiu a
importância desta iniciativa que terá o seu auge em 11 de dezembro de 2013,
data da sentença executória da restauração da nossa diocese, em 1938.
A Missão Jubilar dirige-se a todos os cristãos que vivem na
Diocese de Aveiro, alargando-se a todas as pessoas «que não integram a vida
paroquial», sublinhou o nosso prior.
Trata-se de uma ação cujos desafios se apoiam nas bem-aventuranças,
sendo necessário «provocar um choque operativo junto de todos», tendo em vista
criar novas mentalidades que conduzam a uma comunidade mais cristã. Refere o
Padre Francisco que é urgente empenhar os católicos para «chegar a todos»,
apostando «em gestos e atitudes que envolvam toda a gente».
quinta-feira, 5 de julho de 2012
Ferry Boat reinicia ligações a S. Jacinto
«A Câmara Municipal de Aveiro informa que o ferry boat “Cale
de Aveiro” reiniciou as ligações a S. Jacinto. Depois de um período de
reparação e manutenção para vistoria, visando a renovação da documentação
legalmente exigida para operar, pelas entidades competentes, o ferryboat
recomeçou a navegar de acordo com os horários em vigor, a partir de quarta-feira,
dia 04 de julho 2012.»
Ler mais aqui
Gazela Primeiro em reconstrução, na Gafanha
Um trabalho de Ana Maria Lopes

Ler em Marintimidades
- Posted using BlogPress from my iPad
"Uma fotografia sem data e sem elementos identificativos perde grande parte do seu valor, dispersando-se no tempo…
Se fornecer tantos dados que no-la permitam balizar na cronografia, pode ser um manancial precioso de conhecimento.
É o que se passa com esta excelente imagem, pela informação que nos faculta. Jorra de cada canto…
O que é que nos ensinou ou nos fez rever, reescrever ou meditar?
De assunto em assunto, fomos navegando…ou melhor, sobrevoando a zona dos Estaleiros Mónica na Gafanha da Nazaré, pelo ano de 1959. Já lá vão 53, meio século e pico…"
Ler em Marintimidades
- Posted using BlogPress from my iPad
Ílhavo: receita do mês
Bacalhau à CCD com molho Pesto
Ingredientes:
· 400 g. de lombo de bacalhau
· 400 g. de batatas aos cubos
· Azeite
· Sal e pimenta q.b.
Para o molho:
· 50 g. de salsa
· 100 g. de pinhões
· 500 ml de azeite extra virgem
· 20 ml de sumo de limão
· Sal e pimenta q.b
Preparação:
Tempere o lombo de bacalhau com pimenta e deixe alourar em
azeite de ambos os lados. Coloque no forno a
60 graus durante 15 minutos.
Corte as batatas aos cubos e frite em óleo a 170º.
Triture com uma varinha mágica os ingredientes para o molho.
Emprate e decore a seu gosto.
Receita gentilmente cedida pelo CCD – Centro Cultural e
Desportivo
dos Trabalhadores da Câmara Municipal de Ílhavo
(Associação participante no Festival do Bacalhau 2011)
Rua do Norte – Gafanha de Aquém
3830-167 Ílhavo
Fonte: Agenda "VER em Julho"
NOTA: Aceitam-se receitas da região.
NOTA: Aceitam-se receitas da região.
ARTE NA COSTA NOVA
quarta-feira, 4 de julho de 2012
Rotários de Ílhavo têm novo presidente
Sérgio Ribau
No próximo dia 6 de julho, toma posse o novo Conselho
Diretor dos Rotários de Ílhavo, para o Ano Rotário 2012/13, que tem como
Presidente Sérgio Pedro Ribau Esteves, que substitui Rui Dias. Do novo
Conselho, fazem parte Manuel João Matias (Secretário), João da Madalena
(Tesoureiro) e João Manuel Ribeiro (Protocolo).
O Rotary Club de Ílhavo foi fundado em 1996 e teve como
primeiro Presidente o médico ilhavense João Resende, tendo presentemente 33
companheiros.
Além do apoio ao Rotary Internacional e à Fundação Rotária
Portuguesa, os Rotários de Ílhavo têm realizado diversas atividades junto da
comunidade, nomeadamente na recolha de livros escolares que enviaram para a
Guiné, na recolha de alimentos nos hipermercados para posterior distribuição
por famílias carenciadas e na oferta de colóquios abertos à população, com
entidades de prestigio nacional. Ainda organizaram a sardinhada do artista,
cuja receita reverteu para bolsas de estudantes carenciados na área das “belas
artes”.
Tecendo a vida umas coisitas - 297
PITADAS
DE SAL – 27
OS RATOS
Caríssima/o:
Muitos de nós habituados a olhar para as marinhas como se de
um postal ilustrado se tratasse, não imaginamos o quão difícil é caminhar nos
muros (e o caso complica-se quando, pelas várias circunstâncias, somos forçados
a correr). É um exercício de equilibrismo complicado que origina cambalhotas,
saltos, pontapés na atmosfera e, quantas vezes!, quedas aparatosas e banhos
forçados e inesperados.
Quem andar longe desta realidade perguntará a causa de
bailado tão intrigante. A resposta fácil remete para a qualidade dos serviços
de reparação … Porém, o que mais origina as roturas nos muros são os ratos; é
incrível como conseguem iludir os mais sagazes. Mergulham, escavam as tocas e,
de tal forma que aparecem depois com uma ninhada de ratinhos encantadores.
Entretanto, o “trabalho” está feito e se o marnoto não estiver atento arranja
uma carga de trabalhos…
Ora, como estamos num ecossistema que queremos perfeito, as
tocas dos ratos são ocupadas por enguias que fazem as delícias dos
“pescadores”: quando descobrem essas luras é quem mais arregaça a manga da
camisola e atira o braço com a mão à frente e grita e salta quando agarra a
enguia pela cabeça e, orgulhoso, exibe o troféu:
- Esta é das grandes! Duas destas fazem uma caldeirada!
Só que…
Moliceiro
Um poema de Amadeu de Sousa
para uma fotografia de Carlos Duarte
Moliceiros
Vão no longe moliceiros
De asas brancas, a voar,
Ao vento, leves, ligeiros,
Por sobre a ria a singrar.
Vão no longe moliceiros
De grandes velas a arfar.
Andam na faina do dia,
Desde a manhã ao sol-pôr.
Buscam nas águas da ria,
— O moliço, verde cor.
Andam na faina do dia,
Colorido, encantador.
Vogam num lago de prata,
Circundado de cristal,
Qual sonho de serenata
Numa noite sensual!
Vogam num lago de prata
Sob o céu celestial.
Cortam as ondas de espuma
Pelas águas a boiar,
E essas vagas, uma a uma,
Vão mais longe desmaiar.
Cortam as ondas de espuma
Erguidas na preia-mar.
Parecem os bandos de aves,
Que no céu vão a subir,
E depois voltam, suaves,
Muito leves, a cair.
Parecem os bandos de aves,
A luz do sol a fugir.
Descrevem curvas serenas,
Como talhada magia,
Umas maiores, mais pequenas,
Duma estranha bizarria.
Descrevem curvas serenas
Nas transparências da ria.
As proas são rendilhadas
por coloridas pinturas,
Com frases adequadas
As populares formosuras.
As proas são rendilhadas,
São ornadas de figuras.
Vão no longe moliceiros,
De asas brancas a voar...
Singram na ria altaneiros,
A luz do sol, ao luar,
Vão no longe moliceiros,
— Majestoso deslizar!
Amadeu de Sousa
In Colectânea Poética
terça-feira, 3 de julho de 2012
Barra e Costa Nova com Bandeira Azul
Hastear da Bandeira Azul
nas nossas praias sob protesto
Praia da Barra
As praias da Barra e da Costa Nova foram galardoadas, mais
uma vez, com a Bandeira Azul, símbolo da qualidade total daquelas zonas
balneares, nas componentes ambiental e urbana. O mérito do galardão pertence à
Câmara Municipal de Ílhavo (CMI) e às entidades parceiras na gestão das praias
(Administração do Porto de Aveiro, Associação dos Nadadores Salvadores,
Associação dos Concessionários de Praia da Beira Litoral, Associação
Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ílhavo e Capitania do Porto de Aveiro),
e muito em especial aos cidadãos que as vão preferindo e frequentando com a
preocupação de contribuir para uma utilização equilibrada e sustentável.
segunda-feira, 2 de julho de 2012
30 ANOS É MUITO TEMPO
IV CONVÍVIO DE CRISMADOS NO JARDIM OUDINOT

Os crismados do ano de 1982, da Paróquia da Gafanha da Nazaré, estiveram mais uma vez reunidos em salutar e fraterno convívio, no dia 1 deste mês, no sentido de manter animados os valores adquiridos durante o longo trajecto de catequese.
O local escolhido foi novamente o Jardim Oudinot, espaço muito acolhedor para todos os que responderam ao convite, extensível às respectivas famílias. E independentemente dos afazeres profissionais, foi muito gratificante testemunhar as três décadas de gratas recordações pelos laços comuns, em distintos percursos de vida, mas com um objectivo comum: não abdicar do empenho na construção de uma sociedade mais comprometida com a procura do ideal de felicidade, sempre inspirados pelo amor como entrega aos outros.
Subscrever:
Mensagens (Atom)
O Galafanha fica para a história
Este meu blogue vai continuar no ciberespaço para memória futura. Poderá sempre ser consultado. A partir de hoje, passarei a estar apen...



.jpg)

